MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Campeão sul-americano dos 100m é flagrado no doping e brasileiro pode herdar ouro e recorde

Duas semanas após cravar o novo recorde mundial sub-20 nos 100m rasos, com 9s89, na conquista do Campeonato Sul-Americano, Asinga Issamade, do Suriname, foi flagrado pelo uso de substância proibida e suspenso preventivamente pela Athletic Integrity Unit (

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 11.08.2023, 16:44:00 Editado em 11.08.2023, 13:50:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Duas semanas após cravar o novo recorde mundial sub-20 nos 100m rasos, com 9s89, na conquista do Campeonato Sul-Americano, Asinga Issamade, do Suriname, foi flagrado pelo uso de substância proibida e suspenso preventivamente pela Athletic Integrity Unit (AIU), organização da World Ahtletic responsável por controle de doping na modalidade. Caso a corrida de Issamade seja invalidada, o ouro e o recorde do continente passam ao brasileiro Erik Cardoso.

continua após publicidade

A AIU informou em sua página oficial que o atleta do Suriname, de somente 18 anos, foi flagrado pelo uso de GW1516, ou Cardarine, um suplemento que melhora as condições cardiovasculares, combate o excesso de gordura e aumenta a resistência. A medicação é considerada doping, está vetada desde 2007 e proibida até em corridas de cavalos.

O recorde do atleta de Suriname foi conquistado na mesma prova em que o brasileiro Erik Cardoso garantiu seu índice olímpico e se tornou o primeiro atleta do País a correr abaixo dos 10 segundos. Ele bateu a marca de Robson Caetano com seus 9s97.

continua após publicidade

Com a suspensão provisória, Issamade está fora do Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, que começa 19 de agosto e vai até o dia 27. Ele ainda corre risco de ser suspenso por até quatro anos, em julgamento ainda não marcado.

"Uma suspensão provisória é quando um atleta ou outra pessoa é temporariamente suspenso de participar de qualquer competição ou atividade no atletismo antes de uma decisão final em uma audiência conduzida de acordo com as Regras Antidoping do Atletismo Mundial ou o Código de Conduta de Integridade", informou a AIU.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Campeão sul-americano dos 100m é flagrado no doping e brasileiro pode herdar ouro e recorde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!