MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Camila Brait anuncia aposentadoria da seleção brasileira feminina de vôlei

A medalha de prata conquistada neste domingo pela seleção feminina de vôlei nos Jogos Olímpicos de Tóquio marca o início de um processo de transição dentro da equipe. Algumas jogadoras sairão de cena, enquanto outras passarão a ter mais espaço de olho no

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.08.2021, 05:39:00 Editado em 08.08.2021, 05:43:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A medalha de prata conquistada neste domingo pela seleção feminina de vôlei nos Jogos Olímpicos de Tóquio marca o início de um processo de transição dentro da equipe. Algumas jogadoras sairão de cena, enquanto outras passarão a ter mais espaço de olho no planejamento para a Olimpíada de Paris, em 2024.

continua após publicidade

Fernanda Garay, que já havia anunciado a sua aposentadoria das quadras, confirmou neste domingo, após a derrota para os Estados Unidos, que não jogará mais. "Encerro minha jornada pela seleção muito orgulhosa do que fiz. Fiquei muito feliz por tanto carinho que a gente recebeu. A gente foi abraçada, não tenho dúvida de que as pessoas viram nossa entrega. Não vou jogar a próxima temporada, vou dedicar um tempo para mim", disse, chorando, a agora ex-jogadora de 35 anos.

A líbero Camila Brait, 32 anos, também anunciou sua aposentadoria da seleção. "Foi minha primeira e última Olimpíada, mas saio com um pódio", afirmou. "Realizei esse sonho de disputar uma Olimpíada, veio a prata e estou muito feliz. Meu sentimento é de gratidão e de dever cumprido. Valeu a pena ter ficado longe da minha família, mas ano que vem eu não volto. Tenho outros planos para mim daqui para frente."

continua após publicidade

O técnico José Roberto Guimarães, no entanto, ainda espera contar com Fê Garay e Camila Brait pelo menos no Campeonato Sul-Americano. O torneio será disputado no próximo mês e é classificatório para o Mundial.

Medalhista mais velha do País entre as mulheres de todas as modalidades, a central Carol Gattaz, aos 40 anos, passa o bastão para a nova geração. "O time vai ter de sofrer uma renovação. Quem for vai precisar de rodagem, mas vai renovar bem. Temos grandes jogadoras vindo, meninas altas e boas. Mas as coisas acontecem com o tempo. Com o passar dos anos, elas vão ter o entendimento do que é uma seleção brasileira. Vão ter de começar a montar um ciclo novamente", disse.

Dentro desse processo de mudança da equipe, a oposto Rosamaria deve ser um dos pilares da seleção até Paris-2024. A jogadora de 27 anos encerra os Jogos de Tóquio fortalecida após boas atuações e bem avaliada por substituir à altura Tandara, flagrada no exame antidoping. "Saio mais experiente e mais confiante. A Olimpíada foi um divisor de águas, mostrei para mim mesma que poderia realizar esse sonho. A gente sabe que o caminho, por mais que seja mais curto, são apenas três anos, é um caminho longo. Muita coisa vai mudar na seleção, rostos novos, mas espero fazer parte do grupo."

Gabi, também de 27 anos, é outra que faz projeções de olho na próxima Olimpíada. "Conquistamos uma prata que vale como ouro, por tudo que passamos. Não éramos favoritas e mostramos que tínhamos capacidade. Não largamos a mão uma da outra em momento algum. Individualmente não somos a melhor equipe, mas, se jogarmos com essa entrega, temos boas chances em Paris."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Camila Brait anuncia aposentadoria da seleção brasileira feminina de vôlei"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!