MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Bruninho leva aprendizados de gestão emocional no vôlei ao mercado empresarial

Há dez anos, o levantador Bruninho passou a trabalhar com Giuliano Milan, seu mentor de alto rendimento, e, para o ídolo da seleção brasileira de vôlei, os aprendizados no campo emocional simbolizaram crescimento pessoal e profissional. Desde a pandemia,

Pedro Ramos (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Ramos (via Agência Estado)
Publicado em 21.06.2022, 13:05:00 Editado em 21.06.2022, 13:10:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Há dez anos, o levantador Bruninho passou a trabalhar com Giuliano Milan, seu mentor de alto rendimento, e, para o ídolo da seleção brasileira de vôlei, os aprendizados no campo emocional simbolizaram crescimento pessoal e profissional. Desde a pandemia, os dois viram o tema da saúde mental receber mais holofotes do que nunca e resolveram debater o assunto nas redes sociais. A ideia era quebrar o estigma de falar sobre o tema e compartilhar conhecimento. Agora, o bate-papo entre os dois abre as portas ao mercado empresarial.

continua após publicidade

Com as companhias sedentas por soluções para as áreas de maturidade emocional e gestão de estresse em meio a um mundo de muitas cobranças, a dupla já foi procurada por duas empresas do setor financeiro para compartilhar ensinamentos e técnicas. Enquanto o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei Bernardinho fez carreira prestigiada como palestrante, o filho foca em outro formato para alcançar o público e transmitir o que aprendeu sobre inteligência emocional.

"O início de trabalho com o Giuliano em 2012 foi a busca por uma melhora na parte mental, de um equilíbrio emocional melhor. Durante a pandemia, a gente conversou bastante e se perguntou: 'como podemos inspirar outras pessoas?' Começamos a ver a quantidade de pessoas com burnout ou inúmeros problemas que talvez se as pessoas realmente cuidassem disso, como eu busquei lá atrás, a gente poderia inspirar e levar conhecimento" explica Bruninho ao Estadão. "Começamos através de vídeos no Youtube. Quando a gente abriu para o público em geral, as empresas enxergaram essa demanda. Então pensamos que seria legal pegar o exemplo do esporte nesse formato bate-papo, diferente da palestra como meu pai faz. É uma troca entre nós dois, da parte teórica com a prática".

continua após publicidade

Giuliano Milan já trabalhou com outros atletas conhecidos como Lucarelli, também do vôlei, além de nomes como Raulzinho, do basquete, e Thiago Pereira, da natação, dentre outros. O objetivo nesse novo projeto com Bruninho foi usar a aplicação dessas técnicas implementadas no esporte de alto nível e adaptar para a realidade do mundo empresarial, do dia a dia das empresas.

"O equilíbrio não cai do céu. Isso também exige treino e dedicação, como a parte técnica. O Bruno construiu passo a passo. Esse mesmo caminho pode ser seguido por qualquer ser humano em outras áreas. A saúde mental e emocional você precisa trabalhar para tê-la. Nosso objetivo de disponibilizar esse bate-papo é a educação. Outros atletas aplicaram isso há bastante tempo comigo e tiveram melhora de performance, de qualidade de vida e com gestão de estresse. Meditação e técnicas de respiração e relaxamento são ferramentas que podem ajudar", conta Milan, dono do canal Positive Sua Mente. "Estamos quebrando esses paradigmas sobre saúde mental. Esses problemas não são frescuras, é algo sério. Não é fraqueza. Todos precisam trabalhar isso".

A cultura do esporte pode ser cruel em que o segundo lugar é visto como o primeiro dos últimos. As figuras do herói e do vilão são separadas por uma linha tênue. Lidar com a pressão em jogos e competições não é tarefa fácil. Nos últimos anos, atletas relevantes dos mais variados esportes revelaram ter enfrentado problemas de saúde mental, como a ginasta Simone Biles e a tenista Naomi Osaka, ícones em suas modalidades olímpicas. Buscar fortalecer a mente é algo essencial, diz o levantador.

"Tive amigos, atletas como o Gabriel Medina, do surfe, que sofreram com isso. Conseguir passar esses ensinamentos para mais gente é algo importante. Eu tento falar com os jogadores cada vez mais jovens sobre o tema tanto na seleção quanto nos clubes em que estou. Mas não faz parte da nossa cultura ainda. Eu entendi a importância disso depois da final olímpica de Londres em 2012 (derrota para a Rússia). É fundamental inspirar as pessoas a cuidarem mais da mente também e dar ferramentas a elas porque muitas não sabem como fazer". Os valores das palestras não foram revelados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Bruninho leva aprendizados de gestão emocional no vôlei ao mercado empresarial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!