MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Brasil celebra 13º título Sul-Americano Sub-20 após tropeço da Argentina contra o Paraguai

Com três horas de "atraso", a seleção brasileira pôde soltar o grito de campeã do Sul-Americano Sub-20 pela 13ª vez neste domingo. Maior vencedora da competição, a equipe já detinha o título e voltou ao topo do pódio após a rival Argentina não conseguir a

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 16.02.2025, 23:27:00 Editado em 16.02.2025, 23:34:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com três horas de "atraso", a seleção brasileira pôde soltar o grito de campeã do Sul-Americano Sub-20 pela 13ª vez neste domingo. Maior vencedora da competição, a equipe já detinha o título e voltou ao topo do pódio após a rival Argentina não conseguir a goleada por quatro gols de diferença sobre o Paraguai no último jogo do hexagonal final. Depois de sair em desvantagem de 2 a 0, os hermanos até conseguiram reagir ao buscar um insuficiente 2 a 2, mas sofreram outro gol no fim e perderam por 3 a 2 sob gritos de "olé" dos brasileiros.

continua após publicidade

O elenco do técnico Ramon Menezes estava todo na arquibancada do estádio José Antonio Anzoátegui, na cidade de Puerto la Cruz, na Venezuela, para "secar" os hermanos após fazerem 3 a 0 sobre o Chile mais cedo. O possível sofrimento não veio e se transformou em festa ainda na primeira etapa, em show paraguaio diante de uma perdida e desorganizada Argentina. Foi um vareio de bola nos 45 minutos iniciais.

Entalado com os argentinos após levarem surra de 6 a 0 na rodada de estreia, os brasileiros passaram o jogo decisivo provocando e tentando desestabilizar a rival durante os 90 minutos. O silêncio veio apenas no gol de empate. Mas virou festa quando Léon recolocou o Paraguai em vantagem.

continua após publicidade

Agora o Brasil vai se preparar para a Copa do Mundo da modalidade, agendada para setembro, no Chile. A meta é se redimir da campanha ruim na edição passada, em solo argentino, no qual acabou eliminada nas quartas em surpreendente virada de Israel, por 3 a 2.

Para chegar aos 13 pontos no segundo jogo do dia, o Brasil precisou se reinventar após um primeiro tempo ruim. E, mesmo não brilhando, conseguiu ganhar e fazer saldo para jogar pressão à Argentina com gols de Deivid Washington, Pedrinho e Ricardo, que ainda garantiram um saldo de sete.

ARGENTINA NÃO REPETE BOAS ATUAÇÕES

continua após publicidade

Necessitando de uma goleada por quatro gols de diferença, os argentinos foram surpreendidos pelo começo forte do Paraguai, que partiu para o ataque e com menos de dois minutos obrigou Martinet a realizar duas grandes defesas. A primeira, com o camisa 9 Caballero cara a cara.

Na beirada do campo, a comissão técnica argentina conversava bastante tentando entender o que fazer para ajustar a equipe. Mesmo cumprindo tabela após garantir a vaga ao Mundial na rodada passada, os paraguaios eram ousados, contrariando os prognósticos da "decisão".

Somente com 16 minutos a Argentina conseguiu finalizar. A cabeçada de Hidalgo não teve direção. Com o astro Echeverri bem marcado, a criação era nula e os lances perigosos eram todos do Paraguai, que voltou a perder gol feito com Morínigo batendo com força pelo alto.

continua após publicidade

A superioridade paraguaia surtiu efeito na décima finalização, a primeira no alvo. Martinet errou na saída, Morínigo cruzou para trás e Kmet (nascido em Buenos Aires) soltou a bomba. A bola bateu no travessão e entrou para festa do elenco brasileiro presente nas arquibancadas.

Antes do intervalo, o Paraguai já colocava a Argentina na roda e parecia ser o time lutando pelo título do Sul-Americano Sub-20, para delírio dos brasileiros, que "vibravam" a cada lance em campo contra os hermanos. Realizando uma péssima etapa, ir aos vestiários com desvantagem mínima foi uma vitória dos argentinos. Morínigo bateu por cobertura e acertou o travessão e obrigou milagre de Martinet no último lance antes da pausa.

O segundo tempo começou com Caballero ampliando. Lançamento longo, a defesa bobeou e o centroavante mandou de primeira para deixar os brasileiros com a mão na taça. Mas a reação veio rápido, com Carrizo descontando aos 6. Faltavam cinco gols para que o título mudasse de seleção - anotou 6 a 0 no Brasil.

Os argentinos se empolgaram com o primeiro gol e, após longa consulta ao VAR, a posição de Carrizo foi de não impedimento e o empate surgiu 22 minutos após batida cruzada. O Paraguai já não mais atacava e apostava na força da marcação após entrada de mais um defensor. Mesmo assim, anotou o terceiro, em toque de Diego León de pé esquerdo após passe de cabeça de Quintana.

Os minutos finais foram de destempero dos argentinos, que começaram a apelar com entradas duras por causa das trocas de passes e dribles dos paraguaios sob incentivo e gritos de "olé" dos brasileiros. No fim, em alto e bom som, veio o "bicampeão, bicampeão." em bom português de quem passou a competição toda sob pressão pelas apresentações fracas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

Deixe seu comentário sobre: "Brasil celebra 13º título Sul-Americano Sub-20 após tropeço da Argentina contra o Paraguai"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!