MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Atletismo russo não paga multa por encobrir doping e pode sofrer nova punição

A Federação Russa de Atletismo anunciou nesta quarta-feira que não conseguiu cumprir o prazo de pagamento de uma multa de 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões) à World Athletics, que comanda a modalidade, imposta em março passado por ter apresenta

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.07.2020, 12:37:00 Editado em 01.07.2020, 12:43:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Federação Russa de Atletismo anunciou nesta quarta-feira que não conseguiu cumprir o prazo de pagamento de uma multa de 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões) à World Athletics, que comanda a modalidade, imposta em março passado por ter apresentado documentos falsos como álibi para um atleta, que deu positivo em um caso de doping. Assim, o país pode receber nova sanção e ter excluídos os seus competidores que têm atuado sob bandeira neutra em eventos internacionais.

continua após publicidade

"Ao dia de hoje (quarta-feira), não dispomos de meios econômicos para pagar as multas impostas pela World Athletics", assumiu o presidente da federação russa, Yevgeny Yurchenko, que apontou a pandemia do novo coronavírus como motivo fundamental para a entidade não ter dinheiro neste momento.

Além da multa, o atletismo russo, suspenso internacionalmente desde 2015 devido ao mega escândalo de doping, deve pagar igualmente o custo da investigação. Em março, a World Athletics limitou a 10 o número de atletas que a Rússia poderia levar a Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus e impôs como condição o pagamento de 4,5 milhões de euros antes de 1.º de julho.

continua após publicidade

"Fizemos todo o possível. Confio no bom senso da World Athletics em relação ao atletismo russo, especialmente tendo em conta a complicada situação econômica no mundo", acrescentou Yúrchenko.

A tricampeã mundial do salto em altura, Maria Lasitskene, fez duras críticas ao presidente da federação, responsabilizando-o ao considerar que "não cumpriu com as suas obrigações com os esportistas", entendendo ainda que nos últimos tempos "demonstrou ser um dirigente ruim". "Com os seus atos traiu os atletas limpos. Não estou certa de que o nosso esporte possa sair desta situação com uma pessoa como esta à frente da federação", acusou.

Já o ministro de Esporte russo, Oleg Matitsin, apelou à solidariedade da World Athletics, recordando que a federação de atletismo de seu país está "combatendo ativamente" o doping e considerando que não podem ser os atletas que têm de pagar os pecados dos antigos dirigentes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Atletismo russo não paga multa por encobrir doping e pode sofrer nova punição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!