Esportes

Atletas invadem TikTok e se aproximam dos fãs ao mostrar rotina diária

Da Redação ·

Quando chegou ao Brasil, o TikTok ficou conhecido popularmente como o "aplicativo das dancinhas". Com vídeos curtos em que as pessoas dançavam, a plataforma ganhou popularidade e notoriedade. Contudo, com o passar do tempo, ele se transformou em um caminho para muitas pessoas que não sabiam sequer dançar. Agora, atletas e organizadores de alguns campeonatos esportivos encontraram uma forma de mostrar seu dia a dia e de transmitir seus eventos na rede.

continua após publicidade

"O esporte é um tema que a nossa comunidade gosta muito e o TikTok tem se tornado cada vez mais um espaço para os fãs se conectarem de maneira única e por meio de conteúdos exclusivos. Nossa estratégia de potencializar conteúdos esportivos começou em 2021. Os esportes, assim como os games, estão no foco da companhia e nossas parcerias refletem esse comprometimento em promover um conteúdo inédito, diferenciado e de qualidade a toda a nossa comunidade", comentou Ronaldo Marques, Head de Parcerias de Conteúdo do TikTok Brasil.

A plataforma com mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo, com o tempo, se transformou em uma opção para o esporte e para os esportistas também. Além das danças, o Tik Tok virou mais uma opção para que os usuários mostrassem mais do seu dia a dia, em vídeos rápidos e informativos, sem perder sua graça. Desta forma, Arthur Nory, da ginástica artística, Rayan Castro, da ginástica de trampolim, e Juliana Campos, do salto com vara, entraram no aplicativo e passaram a ganhar mais e mais seguidores. Eles contam parte de suas rotinas no esporte.

continua após publicidade

"Eu criei a conta no início de 2020 e acho que a falta de esporte no começo da pandemia me ajudou. Eu sou da ginástica de trampolim que, querendo ou não, não tem tanto espaço como outras modalidades. Usando o TikTok, eu consigo mostrar um pouco do meu esporte, que já está no imaginário das pessoas por conta da cama elástica. O TikTok é uma plataforma muito forte para os atletas e para o esporte em geral para se mostrar para o público", comentou Rayan Castro, que tem cerca de 700 mil seguidores na plataforma.

"Eu acredito que o TikTok é uma oportunidade para os atletas de todas as modalidades. É um canal de comunicação muito forte e de fácil acesso. É uma oportunidade de levar o esporte para a população, explicar um pouco mais sobre a modalidade e suas regras. O esporte, em geral, tem muitas modalidades legais e interessantes, mas infelizmente a população não tem fácil acesso porque não tem muito espaço nas mídias convencionais. O TikTok encurtou esse caminho de comunicação, uma vez que consigo passar essa informação direta para eles. Acabei mostrando o meu esporte e a minha rotina para as pessoas e elas curtem", comentou a saltadora Juliana Campos, que soma mais de 540 mil seguidores.

ROTINA E INTUIÇÃO

continua após publicidade

Mas como começou a relação com o esporte e com os atletas? Para Arthur Nory, medalha de bronze no solo na Olimpíada do Rio-2016 e campeão mundial da barra fixa em 2019, foi um caminho natural. Apaixonado por redes sociais, o atleta não esconde que não tem muita noção do que fazer na plataforma, mas segue usando na intuição.

"Atleta também é gente. Entrei no TikTok mostrando um pouco da minha rotina de atleta, com os treinos, o dia a dia, mas também fazia as danças e o que estava mais em alta. Hoje, eu faço os challenges, sempre misturando um pouco com o que a minha modalidade oferece, encaixando um mortal, dificultando um pouco mais. Mas, para falar a verdade, eu não sei usar direito. Fico pedindo ajuda para os mais novos e tudo, mas gosto muito das possibilidades que o TikTok nos dá, seja dentro ou fora do esporte", comentou Nory, com mais de 470 mil seguidores na plataforma.

MUITOS MAIS QUE SEGUNDOS

continua após publicidade

Apesar de ser um aplicativo relativamente jovem, o TikTok busca não ficar restrito aos vídeos curtos. Usando sua projeção, a plataforma passou a transmitir torneios esportivos também. Com a iniciativa, o aplicativo abraçou as transmissões oficiais da Copa do Nordeste, da Série C do Campeonato Brasileiro do Brasileirão feminino.

Com a aceitação dos usuários, o TikTok tenta se inovar nesse segmento. "Temos muitas iniciativas com o esporte e a mais recente ocorreu com a Copa do Nordeste, maior competição regional do mundo, que foi pioneira na transmissão dos jogos pelo TikTok e se tornou um grande sucesso entre os usuários da plataforma: escolhemos, por meio de votação dentro do TikTok, o novo narrador da competição", comentou Ronaldo Marques.

Além das transmissões oficiais, a plataforma também habilitou a possibilidade de lives nos últimos anos. Em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o TikTok realizou uma série de encontros com representantes do esporte olímpico brasileiro antes da realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado.

"A parceria com o Comitê Olímpico do Brasil visava levar ao torcedor brasileiro todas as emoções do Time Brasil durante a competição e acabou estimulando a interação com os atletas por meio do aplicativo. Alcançamos mais de 58 milhões de pessoas no período da Olimpíada, o que nos deixou muito felizes e satisfeitos. No TikTok, o perfil do Time Brasil conquistou 1 milhão de fãs de forma muito consistente", disse Marques.