MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Após gesto nazista, jovem piloto russo de kart perde licença para competir

Após surpreender o mundo do automobilismo ao fazer um gesto nazista no pódio, o jovem piloto russo Artem Severyukhin teve revogada sua licença para competir. A decisão foi tomada pelo Automóvel Clube da Itália (ACI), entidade equivalente à confederação de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.04.2022, 12:12:00 Editado em 13.04.2022, 13:24:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após surpreender o mundo do automobilismo ao fazer um gesto nazista no pódio, o jovem piloto russo Artem Severyukhin teve revogada sua licença para competir. A decisão foi tomada pelo Automóvel Clube da Itália (ACI), entidade equivalente à confederação de automobilismo do país europeu.

continua após publicidade

Apesar de ser russo, Severyukhin tinha licença na Itália, país acostumado a conceder permissões a pilotos de outras nações para competições nacionais e internacionais. O ACI alegou que o piloto de 15 anos fez um "gesto inqualificável e inaceitável" após a vitória na etapa de Portimão do Campeonato Europeu de Kart, em Portugal.

Na ocasião, o russo fez uma saudação nazista enquanto apresentava um sorriso irônico. O gesto gerou repercussão rápida no mundo do esporte. E, no dia seguinte, a própria Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que estava investigando o caso. A Justiça Desportiva da Itália também vai apurar a situação. Ou seja, o jovem piloto poderá sofrer outras sanções no ambiente esportivo.

continua após publicidade

"Com seu gesto imprudente, Severyukhin mostrou falta de respeito não apenas pelos valores universais que sempre inspiraram todo esporte, mas também pela humanidade, dignidade e convivência civil", argumentou o ACI, ao comunicar a revogação da licença.

Antes da decisão do ACI, o piloto já havia sofrido a primeira consequência do ato. Sua equipe de kart, a Ward Racing, rescindiu seu contrato. A corrida disputada em solo português era apenas a primeira do campeonato europeu.

Antes da rescisão, Severyukhin chegou a pedir desculpas publicamente. Em vídeo postado em suas redes sociais, ele afirmou que "gostaria de pedir desculpas": "No pódio, fiz um gesto que foi associado ao nazismo. Não é verdade. Eu não apoio o nazismo. Foi um dos piores crimes contra a humanidade", declarou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Após gesto nazista, jovem piloto russo de kart perde licença para competir"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!