MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Antigo 'Happy Slam', Aberto da Austrália vira Grand Slam da tensão e trapalhadas

Acumulando polêmicas nos últimos anos, o Aberto da Austrália está deixando para trás seu apelido de "Happy Slam", ou o "Grand Slam feliz", para se tornar o torneio da tensão e das trapalhadas. Nesta segunda-feira, noite de domingo pelo horário de Brasília

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2022, 07:30:00 Editado em 16.01.2022, 07:38:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Acumulando polêmicas nos últimos anos, o Aberto da Austrália está deixando para trás seu apelido de "Happy Slam", ou o "Grand Slam feliz", para se tornar o torneio da tensão e das trapalhadas. Nesta segunda-feira, noite de domingo pelo horário de Brasília, a tradicional competição terá início envolta num incomum clima pesado dentro e fora das quadras, independentemente da presença de Novak Djokovic nos jogos.

continua após publicidade

O "climão" começou a ser construído na semana passada, quando o tenista sérvio anunciou que havia recebido uma "permissão médica especial" para competir na Austrália. Houve incômodo geral no país, não sem motivo. O governo australiano impôs um dos lockdowns mais rígidos do mundo ao longo da pandemia de covid-19 e alcançou quase 80% da população com a vacina. Mas agora permitia que uma celebridade do esporte entrasse no país sem comprovar que estava imunizado.

A suspeita de que o número 1 do mundo estava sendo beneficiado também foi compartilhada pelos tenistas. Afinal, 97% do Top 100 do ranking masculino se vacinou contra a covid-19. Djokovic foi um dos raros a não tomar o imunizante. Alguns se vacinaram a contragosto apenas para poder participar do Aberto da Austrália.

continua após publicidade

"Ninguém realmente pensou que poderia vir para a Austrália sem estar vacinado e sem seguir os protocolos. É preciso muita ousadia para fazer isso e colocar o Grand Slam em risco", criticou o grego Stefanos Tsitsipas, número 4 do mundo. "Ele está jogando pelas próprias regras. E isso faz a maioria de nós parecer tolos."

O húngaro Márton Fucsovics, 38º do ranking, e o português João Sousa, 140º, reforçaram o desconforto geral. "A saúde das pessoas é primordial e houve regras que foram definidas há vários meses. Uma delas era que todos deveriam se vacinar e Djokovic não o fez. Neste ponto de vista, ele não tem o direito de estar aqui", disse Fucsovics.

"O que está a acontecer não é bom para o tênis. Consigo colocar-me no lugar dele e entender aquilo pelo qual está a passar, percebo que é aquilo em que ele acredita, mas é uma atitude um bocadinho egoísta para com os colegas de profissão. Ele contornou as regras e, para todos os outros jogadores, não é uma decisão fácil de aceitar", disse Sousa.

continua após publicidade

Nenhum tenista da chave do torneio se manifestou publicamente em favor do sérvio. O climão no vestiário deve se repetir nas arquibancadas, acostumada a receber a festa da empolgada torcida australiana. Pesquisas mostravam nesta semana que a maior parte da população é a favor da deportação do líder do ranking, apesar de toda a sua popularidade no país. Djokovic é o recordista de títulos do Aberto da Austrália, com nove troféus.

A antipatia cresceu porque o sérvio teve seu visto cancelado duas vezes desde que desembarcou em Melbourne, no dia 6. E recorreu duas vezes à Justiça local. Da primeira, venceu. O segundo julgamento será neste domingo, a poucas horas do início da competição. Outras duas pessoas, uma tenista e um treinador, tiveram o visto cancelado pelos mesmos motivos de Djokovic. Mas voltaram para casa sem apelar à Justiça.

Toda a confusão começou com a decisão do sérvio em não tomar a vacina. Mas a Tennis Australia, a federação australiana de tênis, também contribuiu. A entidade que organiza o Aberto da Austrália havia informado aos tenistas que uma infecção recente pela covid-19 seria o suficiente para obter a "permissão especial" obtida por Djokovic. Mas o governo australiano há havia alertado a entidade, em novembro, de que isso não seria aceito como justificativa. Foram duas cartas enviadas à federação, uma delas escrita pelo próprio ministro da saúde, Greg Hunt.

continua após publicidade

Se não bastasse a trapalhada na comunicação com os tenistas, a Tennis Australia surpreendeu ao colocar o jogo de estreia de Djokovic para segunda-feira. Assim, se permanecer no país, o sérvio terá breve intervalo entre uma audiência judicial e a partida da primeira rodada. E sem poder treinar nos dois dias anteriores porque estava detido num hotel especial.

Não foi a primeira vez que a federação criou polêmica entre os tenistas. Em 2021, ainda sem as vacinas, o motivo foi a rígida quarentena imposta a quase todos os atletas. A grande maioria não pôde deixar a "bolha". Tenistas afirmavam que estavam numa "prisão". Mas os mais badalados foram beneficiados, incluindo o próprio Djokovic. Ele, Rafael Nadal e Naomi Osaka, por exemplo, puderam se preparar na cidade de Adelaide, com menos restrições.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Antigo 'Happy Slam', Aberto da Austrália vira Grand Slam da tensão e trapalhadas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!