MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Adriano repassa carreira, relembra morte do pai e explica aposentadoria precoce

Adriano "Imperador" fez história e ainda é ainda é bastante conhecido e admirado no mundo do futebol. Dentro de campo, era um atacante goleador. Fora dos gramados, ficou conhecido por algumas polêmicas. Em carta publicada no site The Player's Tribune, o e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.05.2021, 16:37:00 Editado em 11.05.2021, 16:43:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Adriano "Imperador" fez história e ainda é ainda é bastante conhecido e admirado no mundo do futebol. Dentro de campo, era um atacante goleador. Fora dos gramados, ficou conhecido por algumas polêmicas. Em carta publicada no site The Player's Tribune, o ex-jogador de 39 falou sobre suas dificuldades na vida, como a morte do pai, repassou momentos marcantes da sua carreira e explicou, mais uma vez, por que preferiu se afastar do futebol precocemente.

continua após publicidade

O site americano já é conhecido por ser um meio em que atletas e personalidades do esportes podem expor suas experiências e suas opiniões, partindo do ponto de vista pessoal. Adriano aproveitou a oportunidade para escrever e contar fatos importantes do seu passado, como sua experiência de crescer numa comunidade. Ao voltar para o lugar onde cresceu, Adriano foi criticado por escolher uma vida simples a desfrutar dos luxos que o futebol proporciona.

"Ganhei muito dinheiro na minha carreira. Mas quanto dinheiro você pagaria para se divertir de novo?", escreveu o ex-atleta em determinado trecho. "As pessoas sempre interpretam errado essa palavra. Quem olha de fora não entende, cara", acrescentou. Ele explica que crescer em uma favela não é só miséria, e que sua infância foi repleta de humildade, dificuldade, mas também de momentos muito felizes. "Eu não sofri. Eu estava vivendo, aprendendo com a vida".

continua após publicidade

"Adriano era o menino da favela. Adriano era o menino do ônibus com sua avó. Adriano era o garoto que o Flamengo ia dispensar. Adriano foi o menino que lutou. Adriano foi o que sobreviveu. Nunca deixei de ser essa pessoa. O dinheiro, a fama, o reconhecimento... Nada muda como você nasceu", resumiu "Didico", como é carinhosamente chamado pelos amigos, sobre sua trajetória.

Adriano começou na base do Flamengo. Segundo ele, estava prestes a ser dispensado quando atuava pela lateral-esquerda, mas acabou tendo uma oportunidade como atacante. "Quando você é um atacante, não está numa corrida. Quando a bola chega no seu pé e você tem dois zagueirões em cima, não é uma corrida. É uma luta, uma luta de rua". Depois disso, foi chamado ao profissional e provou o seu valor.

A primeira convocação veio aos 18 anos, com apenas um de profissional. Um ano depois, já estava na Internazionale e já era chamado do alcunha que carrega até hoje: Imperador. "Lembro que tinha acabado de chegar à Itália e não sabia o que estava acontecendo. Eu olhava para aqueles caras: Seedorf. Ronaldo. Zanetti. Toldo. Caramba. Ficava admirado com eles".

continua após publicidade

Então, Adriano também relembrou um momento bastante doloroso, a morte de seu pai. "No intervalo de nove dias, eu fui do dia mais feliz para o pior da minha vida". Foram nove dias que separaram a histórica conquista da Copa América sobre a Argentina, em 2004, com gol decisivo dele, da ligação que anunciou a triste notícia.

"Eu realmente não queria falar sobre isso, mas vou te dizer que, depois daquele dia, meu amor pelo futebol nunca mais foi o mesmo. Ele amava futebol, então eu amava futebol. Simples assim. Era meu destino. Quando joguei futebol, joguei pela minha família. Quando marquei, marquei para a minha família. Então, quando meu pai morreu, o futebol nunca mais foi o mesmo", explicou.

Depois disso, o goleador passou por outros problemas, como o atrito com José Mourinho em 2008 e o rompimento do tendão de Aquiles em 2011. No Brasil, Adriano teve passagens pelo São Paulo, em 2008, pelo Flamengo entre 2009 e 2010, onde foi campeão brasileiro, e por Corinthians e Athletico-PR. Porém, nunca mais foi o mesmo do auge na Itália, algo com o qual não se preocupa. O que é importa, salientou, é a sua felicidade.

"Eu não ganhei Copa do Mundo. Também não ganhei a Libertadores. Mas quer saber? Eu ganhei quase tudo. E eu tive uma vida incrível. Sempre tive muito orgulho de ser o Imperador. Mas sem Adriano, o Imperador não presta! Adriano não usa coroa. Adriano é o menino da favela que foi tocado por Deus. Você entende agora? Você vê? Adriano não sumiu nas favelas. Ele apenas voltou pra casa", enfatizou o ex-jogador, que reforçou que nunca deixou de ser "aquele moleque de favela".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Adriano repassa carreira, relembra morte do pai e explica aposentadoria precoce"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!