Esportes

Uruguai vence o Paraguai e torna-se maior campeão da Copa América

Da Redação ·
Luíz Suárez comemora seu gol, o primeiro do Uruguai na vitória sobre o Paraguai
fonte: Reuters
Luíz Suárez comemora seu gol, o primeiro do Uruguai na vitória sobre o Paraguai

O Uruguai venceu o Paraguai por 3 a 0 neste domingo (24), no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e conquistou a Copa América, na Argentina. Com gols de Luíz Suárez e Diego Fórlan, a equipe, que ficou em quarto lugar no Mundial da África do Sul, em 2010, reafirma-se como uma das potências do futebol sul-americano.

continua após publicidade

Com o triunfo, o Uruguai torna-se o maior campeão em edições da Copa América, com 15 títulos, à frente da Argentina (14) e do Brasil (8). O Paraguai soma duas conquistas.

continua após publicidade

A alegria da Celeste começou logo aos 11min do primeiro tempo. Fórlan lançou Suárez na área, que ficou na cara do gol, chutou de canhota e marcou. No final da primeira etapa, o próprio Fórlan fez o dele e ampliou o marcador. Aos 44min do segundo tempo, Fórlan fez mais um e selou o resultado: 3 a 0.

continua após publicidade

Desde o início, o Uruguai dominou a partida, enquanto o Paraguai sofria com os desfalques do atacante Roque Santa Cruz (machucado), do zagueiro Aureliano Torres (machucado), do meia Jonathan Santana (suspenso) e do técnico Gerardo Martino, expulso na semifinal diante da Venezuela.

O Uruguai levantou a taça da Copa América, pela última vez, em 1995, jogando em casa. O Paraguai, por sua vez, continua no jejum de títulos há 32 anos - desde então, a melhor colocação guarani ainda é o quarto lugar em 1989, no torneio realizado no Brasil.

continua após publicidade

O Uruguai começou o caminho rumo à conquista da Copa América, na Argentina, com um empate em 1 a 1 contra o Peru, no dia 4 de julho. Ficou novamente no 1 a 1, diante do Chile (8 de julho), e só garantiu passagem à segunda fase da competição após derrotar o México por 1 a 0, em 12 de julho.

continua após publicidade

Nas quartas de final, em um jogo emocionante e histórico, eliminou a Argentina nos pênaltis, após outro empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Reencontrou o Peru nas semifinais, mas não deu chances para a surpresa: vitória por 2 a 0.

continua após publicidade

Já o Paraguai chegou à decisão do torneio empatando em todos os outros jogos - incluindo o 0 a 0 com a seleção brasileira, que acabou eliminada nos pênaltis, pelas quartas de final.

A próxima Copa América, em 2015, será no Brasil.

continua após publicidade

FICHA TÉCNICA URUGUAI 3 X 0 PARAGUAI

Local: Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina) Data: 24 de julho de 2011, domingo Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Brasil) Assistentes: Marcio Santiago (Brasil) e Francisco Mondría (Chile) Cartões amarelos: Diego Pérez, Cáceres, Maxi Pereira e Coates (Uruguai); Victor Cáceres e Vera (Paraguai)

Gols: URUGUAI: Suárez, aos 11, e Forlán, aos 41 minutos do primeiro tempo; Forlán, aos 44 minutos do segundo tempo

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates e Cáceres (Godín); Arévalo, Diego Pérez (Eguren), Álvaro González e Álvaro Pereira (Cavani); Forlán e Suárez Técnico: Oscar Tabárez

PARAGUAI: Villar; Verón, Paulo da Silva, Marecos e Piris (Hernán Perez); Ortigoza, Vera (Estigarribia), Victor Cáceres e Riveros; Zeballos (Lucas Barrios) e Valdez Técnico: Gerardo Martino