Esportes

Cielo: "A verdade prevaleceu e estou virando esta página da minha vida"

Da Redação ·
 Cielo:
fonte: Divulgação
Cielo:

epois de 21 dias de silêncio, Cesar Cielo voltou a se pronunciar. Apenas advertido por um teste positivo para a substância furosemida, o astro comemorou, por meio de comunicado oficial, a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS), divulgada na manhã desta quinta-feira (21).

continua após publicidade

- A verdade prevaleceu e estou virando esta página da minha vida.

O velocista volta às piscinas neste sábado (23) - vai defender os seus títulos mundiais nos 50 m e 100 m livre e também nadará os 50 m borboleta, além de integrar os revezamentos do Brasil.

continua após publicidade

A decisão da CAS também liberou para competições os nadadores Nicholas dos Santos, companheiro de Cesar Cielo no Programa Rumo ao Ouro em 2016 (P.R.O. 16) e no Flamengo, e Henrique Barbosa. Vinícius Waked deverá cumprir suspensão de um ano por ser reincidente.

A advertência já havia sido sugerida pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), mas foi contestada pela Fina (Federação Internacional de natação), que havia pedido três meses de suspensão para Cielo. O Painel do CAS foi presidido pelo australiano Alan Sullivan, e formado pelo suíço Olivier Carrad e pelo americano Jeffrey Benz.

Advogado de Cielo diz que foi provada contaminação em farmácia

Segundo a entidade, os atletas apresentaram provas de que a substância Furosemida encontrada no exame antidoping foi fruto de contaminação do suplemento de cafeína usado regularmente sob prescrição. E que o que houve foi apenas um erro.