Esportes

Manchester United sofre para empatar, mas fatura título do Inglês

Da Redação ·
Rooney celebra o gol contra o Blackburn que garantiu o empate e o título
fonte: Reuters
Rooney celebra o gol contra o Blackburn que garantiu o empate e o título

Faltava apenas um empate para o Manchester United garantir o título do Campeonato Inglês 2010/11. E foi assim que aconteceu. Com bastante sofrimento, a equipe treinada por Sir Alex Ferguson empatou em 1 a 1 com o Blackburn - gols de Emerton, para os anfitriões, e Rooney, de pênalti, para os Diabos Vermelhos - e conquistou o 19º título da Premier League. O feito deixa o clube com a hegemonia da competição.

continua após publicidade

A primeira etapa começou com domínio total do Manchester United. Com menos de quatro minutos, o primeiro lance perigoso: Nani, de cabeça, mandou a bola no travessão. Aos poucos, os anfitriões foram se soltando e começaram a assustar. Aos 11, após escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Christopher Samba que, de primeira, chutou por cima. O que era um domínio pleno se transformou em nervosismo.

O primeiro gol do jogo não foi do candidato ao título. Quem abriu o placar no Estádio Ewood Park foi o Blackburn, que luta contra o rebaixamento. O meio-campo Brett Emerton, após cruzamento de Martin Olsson, pegou de primeira, com a perna esquerda, e mandou a bola para o fundo da rede do goleiro Van der Sar. O holandês, que utiliza a camisa 29 dos Diabos Vermelhos, havia se enrolado no lance anterior e também não foi bem na jogada do tento dos anfitriões.

continua após publicidade

A etapa inicial, apesar da insistência do United, terminou com a vantagem mínima do time dono da casa. Após o intervalo, com o placar desfavorável, o técnico Alex Ferguson mudou o esquema para tornar sua equipe mais ofensiva. Scholes entrou no lugar do brazuca Fábio. Logo de cara, aos 20, a mudança deu a impressão de que não daria certo. De cabeça, Olsson acertou a trave de Van der Sar e quase anotou o segundo gol do Blackburn.

Quando a torcida do United já ficava nervosa, pênalti, polêmico, para o Manchester. Javier "Chicharito" Hernández recebeu lançamento, o goleiro Robinson saiu do gol e se chocou, levemente, com o mexicano. Após consultar o assistente, o árbitro Phil Dowd marcou a infração. Na cobrança, Rooney, que não marcava há dois jogos, mandou para a rede.

Diante do resultado, o Manchester United chega aos 79 pontos e não pode ser mais alcançado. Já o Blackburn, agora na 16º posição, continua com 39. Na última rodada, os Diabos Vermelhos enfrentam o Blackpool (18º), outro clube que briga para ficar na elite. Enquanto isso, o Blackburn defende sua permanência na Premier League diretamente contra o Wolverhampton (17º).

continua após publicidade

Com o título, os Diabos Vermelhos alcançam a hegemonia na Terra da Rainha, aumentando para 19 canecos sua coleção, contra 18 do Liverpool. Além disso, são 12 títulos em 19 anos - todos com o treinador Alex Ferguson no comando. Outra conquista do United, ou melhor: de um jogador do clube, deve ser a artilharia da competição. Mesmo preterido no time titular pelo mexicano Javier "Chicharito" Hernández - além de ter sofrido, na reta final do Inglês, uma lesão na virilha -, o búlgaro Berbatov, com 21 gols, segue na ponta da tabela de goleadores. Com 19, o argentino Tevez ainda sonha ultrapassar o jogador do Manchester United.

Neste domingo, dentro de seus domínios, o Chelsea, que viu o sonho do título acabar neste sábado, enfrenta o Newcastle (11º). Já garantido na Liga dos Campeões, a partida é um "simples amistoso" para o clube. O Arsenal, terceiro colocado, recebe o Aston Villa, que está na zona intermediária da tabela (14º). 12º título em 19 anos.

Confira os resultados das partidas da 37ª rodada do Inglês:
Sábado
Blackburn 1 x 1 Manchester United
Blackpool 4 x 3 Bolton
Sunderland 1 x 3 Wolverhampton
West Bromwich 1 x 0 Everton

Domingo
09h30 Chelsea x Newcastle United
12h00 Arsenal x Aston Villa
12h00 Wigan x West Ham
12h00 Birmingham x Fulham
12h00 Liverpool x Tottenham
Terça-feira
15h45 Manchester City x Stoke City