Esportes

Brigas de torcedores deixam 1 morto e 11 feridos em dois pontos do RJ

Da Redação ·
 Brigas de torcedores deixam 1 morto e 11 feridos em dois pontos do RJ
fonte: Tássia Thum / G1)
Brigas de torcedores deixam 1 morto e 11 feridos em dois pontos do RJ

Pelo menos uma pessoa morreu e outras 11 ficaram feridas na tarde deste domingo (1º) em confusões envolvendo torcedores do Vasco e do Flamengo em dois pontos diferentes do Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar e pela Secretaria estadual de Saúde. Segundo a PM, em Niterói, na Região Metropolitana, cem pessoas foram detidas.

continua após publicidade

Do total de feridos, segundo a Secretaria de Saúde, dez foram durante uma confusão no início da tarde na Praça do Barreto, perto de um supermercado, em Niterói. O local é conhecido como ponto de encontro de torcedores.

A polícia ainda não divulgou detalhes do caso, no entanto, segundo o comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, testemunhas contaram que um grupo de homens armados passou de carro atirando contra os torcedores. Ele afirmou que os detidos são suspeitos de envolvimento em uma confusão que teria ocorrido antes dos disparos.

continua após publicidade

Policiais militares do 12º BPM (Niterói) e do 7º BPM (São Gonçalo) foram acionados para o local e conseguiram dispersar o tumulto. De acordo com a Secretaria de Saúde, quatro feridos foram socorridos no Hospital Azevedo Lima, em Niterói, e outros seis foram levados para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, também na Região Metropolitana do Rio.

Estado de saúde
Ainda de acordo com a Secretaria, no Azevedo Lima, um jovem de 22 anos levou um tiro no abdômen e passou por uma cirurgia. Outro de 23 foi atingido no tornozelo e foi liberado após ser medicado. Um homem de 27 anos deu entrada com um tiro abaixo do joelho e também foi avaliado e medicado. Por fim, um rapaz de 19 anos, com um tiro no tórax e nas nádegas, aguarda pela cirurgia.

Dos seis feridos que deram entrada no Hospital Alberto Torres, quatro continuam internados. De acordo com a Secretaria, um jovem de 21 anos teve fratura na face em decorrência de um espancamento. Um homem de 28 anos levou um tiro nas nádegas e permanece em avaliação. Um outro de 22 foi atingido na panturrilha e deve ser liberado ainda neste domingo. Por fim, um rapaz de 21 anos, que levou um tiro na perna e teve fratura exposta, será operado.

continua após publicidade

Detidos

Os cem detidos – 74 vascaínos e 26 flamenguistas - foram levados para a 78ª DP (Fonseca), onde o caso foi registrado. Segundo a polícia, entre eles, há 15 menores de idade. Segundo o delegado Paulo César Guimarães, os agentes estão adotando as providências de autuação dos suspeitos. Com eles, foram apreendidas barras de madeira e de ferro.

Policiais do 12º BPM e do 7º BPM reforçaram o policiamento em Niterói e em outros pontos de encontro de torcedores. De acordo com o tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, não há registro de outras confusões.

continua após publicidade

Um morto em Campo Grande
Em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, um homem foi morto e outro ficou ferido também numa briga entre torcedores do Vasco e do Flamengo. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar. Segundo o comandante do 40º BPM (Campo Grande), tenente-coronel Cláudio de Lucas Lima, a briga foi marcada pela internet.

Policiais do 40º BPM foram acionados logo após receberem denúncias de moradores. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Lucas, quando chegaram ao local da briga, os PMs encontraram apenas os baleados. As duas vítimas foram socorridas no Hospital Rocha Faria. Uma delas, no entanto, não resistiu. O outro ferido foi baleado na perna. Ele foi atendido e liberado em seguida.

O caso foi registrado na 35ª DP (Campo Grande). O policiamento foi reforçado no bairro. Neste domingo, Vasco e Flamengo disputam a decisão da Taça Rio, pelo Campeonato Carioca.