Esportes

Jogos Escolares do Paraná movimentam o Lagoão

Da Redação ·
 Alunos de 28 estabeleciemntos de ensino de Apucarana participaram da solenidade
fonte: Delair Garcia
Alunos de 28 estabeleciemntos de ensino de Apucarana participaram da solenidade

Foi acesa na manhã desta sexta-feira (08) a pira olímpica dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) no Complexo Esportivo José Antônio Basso, onde foi aberta a fase municipal.
 

continua após publicidade

Os JEPs são uma promoção do Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Paraná Esporte, Núcleo Regional de Educação de Apucarana, e realização da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Esportes.

A quadra do Complexo Esportivo ficou repleta com os quase dois mil alunos-atletas, dos 28 colégios apucaranenses, públicos e particulares, que prestaram juramento garantindo competir com lealdade e companheirismo.
 

continua após publicidade

A animação foi uma atração complementar. Na arquibancada, os estudantes organizaram uma verdadeira torcida, gritando o nome de seus colégios e fazendo a tradicional hola. O secretário municipal de esportes e lazer, professor Luciano Augusto Molina Ferreira, lembrou que os jogos escolares são a festa do esporte e da juventude.
 

“Desta quadra, com certeza, sairão atletas que representarão Apucarana em muitas outras competições. Nós temos vários exemplos de ex-alunos que se destacaram em jogos escolares e hoje continuam representando a nossa cidade até em competições nacionais. Os JEPs revelam talentos. A todos os que estão aqui, desejo uma excelente competição”, complementou Molina.


Em seu pronunciamento, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, professora Maria Onide Ballan Sardinha, afirmou que o grande objetivo dos jogos escolares é promover a integração. Ela ainda felicitou a todos os educadores físicos presentes. “Parabenizo a todos os professores que se empenharam em treinar suas equipes, pois os JEPs não estão começando aqui, mas começaram lá no início do ano, em cada aula de educação física dada. Desejo uma competição sadia, com muita paz e alegria, e muito sucesso a todos”, disse Maria Onide.
 

Fechando a solenidade, o prefeito João Carlos de Oliveira abriu oficialmente os 58º Jogos Escolares do Paraná. “É um motivo de muita alegria para Apucarana sediar a fase municipal dos JEPs. Os esportes e a educação formam cidadãos de bem, pessoas que sabem respeitar o próximo. Declaro aberto os Jogos Escolares do Paraná, fase municipal”, concluiu o gestor.
 

Ao todo serão nove as modalidades disputadas nesta primeira etapa: basquete, vôlei, handball, futebol, futsal, vôlei de praia, atletismo, xadrez e tênis de mesa. Os campeões municipais seguirão para a fase regional, que também será realizada em Apucarana, de 19 a 26 de maio.