Esportes

Paraná pode receber também a Copa das Confederações

Da Redação ·
 Gov. Beto Richa recebe ministro dos esportes Orlando Silva, e pref. de Curitiba Luciano Ducci para reunião no Palácio das Araucárias
fonte: AEN
Gov. Beto Richa recebe ministro dos esportes Orlando Silva, e pref. de Curitiba Luciano Ducci para reunião no Palácio das Araucárias

O governador Beto Richa recebeu nesta sexta-feira (25), em Curitiba, o ministro do Esporte, Orlando Silva, que está visitando as 12 subsedes escolhidas para a Copa do Mundo Fifa - Brasil 2014. Silva disse que a solução encontrada pelo Paraná para concluir as obras do estádio para a Copa (a Arena do Atlético Paranaense) é exemplar para o País, com uma equação financeira sustentável, que envolveu clube, Governo do Estado e prefeitura, por meio do potencial construtivo. “Vou informar a presidenta Dilma de que a condução da Copa na cidade de Curitiba e no estado do Paraná vai muito bem”, disse o ministro. Ele adiantou que o Paraná pode ser uma das sedes da Copa das Confederações, em 2013.
 

continua após publicidade

“Estamos preparados para executar essas obras e para um planejamento que possibilitará a Curitiba e ao Paraná organizar a melhor Copa do Mundo entre as 12 subsedes brasileiras”, disse Richa no encontro de trabalho, que teve a participação do prefeito Luciano Ducci, secretários municipais e estaduais ligados aos assuntos da Copa, deputados federais e vereadores. O governador mostrou o planejamento de execução de obras para atender as exigências do caderno de encargos da Fifa e da CBF para o mundial em Curitiba e para a Copa das Confederações, em 2013.
 

Richa e Ducci reforçaram ao ministro a importância de que a União, por meio da Infraero, destine mais recursos para ampliação da capacidade do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. “Por enquanto, os recursos previstos são muito acanhados para a demanda deste terminal, que precisa da terceira pista, de novos equipamentos e instalações para atender ao mundial”, disse Luciano Ducci.
 

continua após publicidade

O ministro Orlando Silva disse que o Paraná deve ser destaque na recepção das equipes antes do mundial, porque tem a vantagem de, na sua formação, contar com imigrantes cujos países de origem têm tradição no futebol. “E tão importante quanto Curitiba receber jogos, é o estado inteiro participar, recebendo equipes”, disse ele.
 

Silva também disse que o Paraná tem grandes chances de ser uma das cinco sedes da Copa das Confederações, em 2013. “Ao cumprir o cronograma, Curitiba poderá ficar à frente de outras cidades para sediar a Copa das Confederações. Para isso é preciso entregar em 2012 toda a infraestrutura e o estádio. Esse é um grande desafio a ser perseguido”, afirmou. Silva disse que a Seleção Brasileira não escolheu por acaso o Paraná para fazer a aclimatação antes do mundial da África do Sul. “É um reconhecimento das instalações, dos centros de treinamento no Paraná”, afirmou o ministro.