Esportes

Brasil goleia o Uruguai por 6 a 0 é campeão Sul-Americano Sub-20

Da Redação ·
 Estrela do Sul-Americano, Neymar virou o maior artilheiro de uma edição do torneio
fonte: Mowa Press
Estrela do Sul-Americano, Neymar virou o maior artilheiro de uma edição do torneio

A Argentina precisava de uma goleada no placar entre Uruguai e Brasil para tirar o time canarinho das Olimpíadas de 2012 e ir atrás da terceira medalha de ouro seguida. O resultado apareceu no Estádio Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa (Peru), mas da pior forma possível para os hermanos. Com atuação impecável de Lucas e Neymar, a Seleção de Ney Franco goleou a Celeste por 6 a 0 neste domingo, garantiu o 11º título do Sul-Americano Sub-20 (terceiro seguido) e carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres.

continua após publicidade

Lucas (três vezes), Neymar (duas) e Danilo marcaram para o Brasil, que terminou o hexagonal final com 12 pontos, 15 gols marcados e três sofridos. Em toda a competição, a Seleção só perdeu uma partida (2 a 1 para a Argentina) e empatou duas, com sete vitórias. Maior estrela do torneio, Neymar foi o goleador com nove, tornando-se o maior artilheiro brasileiro de uma edição do Sul-Americano Sub-20. Ele ultrapassou Adaílton, autor de oito em 1997, e comemorou imitando um carro como recado ao pai, que lhe prometeu um presente especial em caso de "objetivos conquistados".

continua após publicidade


Brasil e Uruguai, segundo colocado com dez pontos, vão disputar as Olimpíadas no ano que vem. Medalha de ouro em 1924 e 1928, a Celesta volta aos Jogos após 84 anos de ausência. As duas seleções juntam-se ainda a Argentina, Equador e Colômbia no Mundial Sub-20, que será disputado entre julho e agosto deste ano na Colômbia. O Chile não conseguiu vaga para nenhum dos torneios (confira a classificação final do hexagonal).

Os meninos brasileiros dedicaram o título ao zagueiro Bruno Uvini, que teve que passar por uma cirurgia na perna direita e deixou o Peru durante o Sul-Americano. A garotada desembarca no Brasil na manhã de segunda-feira, com chegada prevista no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 8h55m (de Brasília).