Esportes

Corinthians estreia na temporada com vitória sobre a Portuguesa

Da Redação ·
 Ronaldo abraça Roberto Carlos após gol olímpico do lateral-esquerdo
fonte: Rodrigo Coca/AE
Ronaldo abraça Roberto Carlos após gol olímpico do lateral-esquerdo

Nem parecia a primeira partida da temporada. Mostrando uma disposição física impressionante, principalmente no primeiro tempo, o Corinthians iniciou o ano e o Campeonato Paulista com uma vitória tranquila sobre a Portuguesa, por 2 a 0, no Pacaembu. A partida deste domingo (16) foi marcada por um golaço de Roberto Carlos.

continua após publicidade

O Timão abriu o placar aos 10min, com Paulinho. Pouco tempo depois, Roberto Carlos fez um golaço olímpico e levantou o Pacaembu. O Timão encerrou, assim, um tabu de oito anos sem vencer a Portuguesa no Pacaembu.

continua após publicidade

O resultado deixou o Timão com três pontos na tabela, empatado com outras equipes que venceram na rodada. O Corinthians volta a campo na quarta-feira (19), contra o Bragantino, fora de casa. Já a Lusa pega o Oeste, no mesmo dia, no Canindé.

continua após publicidade

Com um grande ímpeto ofensivo, o Corinthians abriu o placar logo aos 10min. Roberto Carlos deu belo lançamento para Bruno César na área. O meia esperou a chegada de Paulinho e rolou. O volante ajeitou e bateu bonito no canto.

A Portuguesa tinha dificuldades na criação e não estava conseguindo compensar no físico. Correndo muito, Roberto Carlos dava trabalho pelo lado esquerdo do ataque corintiano.

continua após publicidade

Aos 18min, o Timão ampliou com um golaço para o corintiano começar o ano do futebol de bem com o time. Roberto Carlos percebeu o goleiro Weverton fora de posição em um escanteio e bateu de três dedos, em baixa altura. Paulinho abriu as pernas e a bola entrou direto: gol olímpico.

continua após publicidade

Mesmo melhor, o Corinthians quase tomou o empate aos 24min. Jucilei escorregou ao receber passe na zaga e deixou a bola para Ademir Sopa. Ele avançou e bateu na saída de Júlio César, mas a bola foi longe.

continua após publicidade

Em seguida, Ronaldo quase fez um golaço. O Fenômeno recebeu a bola de Dentinho na grande área, colocou a bola entre as pernas do zagueiro e chutou, mas a defesa chegou travando. Aos 40min, o Fenômeno cabeceou para o meio da área, Dentinho também resvalou de cabeça e, na confusão, a bola foi na trave.

O Alvinegro continuou com o domínio da posse de bola no início do segundo tempo. Aos 4min, após bela troca de passe, Bruno César ficou livre na entrada da área e bateu colocado, mas a bola foi para fora.

continua após publicidade

Contudo, o Corinthians manteve as características do ano anterior e parou de atacar por estar à frente do marcador. Nos minutos seguintes, a Portuguesa melhorou de produção e começou a assustar.

continua após publicidade

Aos 19min, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira assinalou que o goleiro Júlio César ficou mais de seis segundos com a bola nas mãos e marcou tiro indireto na grande área. A Lusa fez jogada ensaiada e Dodô bateu colocado, mas para fora. No minuto seguinte, o atacante recebeu na frente do goleiro alvinegro e tocou rasteiro. O arqueiro corintiano fez boa defesa.

continua após publicidade

Percebendo a melhora da Portuguesa, o técnico Tite fez duas alterações aos 29min. Ele colocou Edno no lugar de Ronaldo e Danilo na vaga de Dentinho. O Timão melhorou um pouco, mas a Lusa continuou mais perigosa. Aos 33min, Júlio César saiu do gol socando a bola em um cruzamento. Contudo, a bola caiu nos pés de Gláuber, que deu belo chute por cobertura e obrigou Ralf a tirar em cima da linha.

Depois disso, o Timão apenas administrou o resultado para conquistar seus três primeiros pontos no ano.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 x 0 PORTUGUESA

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 16 de janeiro de 2011, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: David Botelho Barbosa e Maiza Teles Paiva (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Edson Reis Pavani Júnior e Ilbert Estevam da Silva (ambos de SP)

Renda:R$ 699.572,00
Público: 22.472 pagantes/24.975 no total
Cartões Amarelos: Paulo Sérgio (Portuguesa); Danilo (Corinthians)

Gols: CORINTHIANS: Paulinho, aos 11min, e Roberto Carlos, aos 19min do primeiro tempo

CORINTHIANS: Julio Cesar; Moacir, Chicão, Leandro Castán e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Paulinho e Bruno César (Morais); Dentinho (Danilo) e Ronaldo (Edno)
Técnico: Tite

PORTUGUESA: Weverton; Paulo Sérgio, Maurício, Preto Costa e Fabrício; Ademir Sopa (Marcelo Cordeiro), Ferdinando, Gláuber e Ivo (Kempes); Heverton (Luis Ricardo) e Dodô
Técnico: Sérgio Guedes