MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Fifa quer ressuscitar 'gol de ouro' em 2014

A Fifa estuda reintroduzir o "gol de ouro" para decidir partidas que forem para a prorrogação na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.   O presidente da entidade, Joseph Blatter, disse nesta semana que estuda outras possíveis mudanças com a intenção de

Da Redação

·
 Joseph Blatter anunciou que a Fifa criou uma comissão para buscar "melhorar" as partidas da Copa
Icone Camera Foto por Mohammed Mahjoub/AFP
Joseph Blatter anunciou que a Fifa criou uma comissão para buscar "melhorar" as partidas da Copa
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.01.2011, 08:21:00 Editado em 27.04.2020, 20:53:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Fifa estuda reintroduzir o "gol de ouro" para decidir partidas que forem para a prorrogação na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

continua após publicidade

O presidente da entidade, Joseph Blatter, disse nesta semana que estuda outras possíveis mudanças com a intenção de melhorar a qualidade das partidas no Mundial, como acabar com a prorrogação e alterar a pontuação dada para vitórias e empates na fase de grupos. Com a regra do "gol de ouro", a equipe que primeiro fizer um gol na prorrogação vence a partida.

continua após publicidade

- A força-tarefa visa fazer um balanço da organização do esporte e das competições. Dou alguns exemplos: atribuímos três pontos para a vitória e um ponto para o empate. Podemos questionar para saber se isso é uma coisa boa, podemos discutir a respeito. A prorrogação é a única saída em caso de empate? E se houver prorrogação, como terminar a partida? O gol de ouro é uma opção que deve ser reavaliada? Uns gostavam, outros não. Há diversos aspectos das competições que podem ser discutidos.

continua após publicidade

Em entrevista ao site da Fifa, o presidente da entidade explicou que as possíveis alterações serão recomendadas por um grupo de trabalho chamado "Força-Tarefa Futebol 2014".

O Comitê Executivo da Fifa criou o painel em outubro, para ajudar a garantir uma "mais atraente" Copa do Mundo no Brasil após a qualidade decepcionante do futebol na África do Sul.

continua após publicidade

Na Copa de 2010, sete das 64 partidas terminaram empatadas em 0 a 0, incluindo seis da fase de grupos. Em 16 jogos do mata-mata, quatro não foram definidos nos 90 minutos, incluindo a final, decidida apenas na prorrogação, vencida pela Espanha por 1 a 0 contra a Holanda.

continua após publicidade

A regra do "gol de ouro" foi aprovada em 1993 e foi utilizada nas Copas do Mundo de 1998 e de 2002. Mas foi abolida em 2004, porque muitas equipes optaram por apenas se defender na prorrogação e levar a definição para a disputa de pênaltis.

A arbitragem, alvo de críticas no Mundial da África do Sul, será profissional na Copa do Mundo de 2014, prometeu Blatter.

- O objetivo é claro: em 2014 só árbitros profissionais apitarão na Copa do Mundo. É uma obrigação. Os treinadores são profissionais, os jogadores são profissionais, não existe razão para que os árbitros não o sejam. E se alguns disserem que não há dinheiro suficiente para remunerá-los, eu responderia que há dinheiro suficiente nos campeonatos profissionais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Fifa quer ressuscitar 'gol de ouro' em 2014"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!