Esportes

Fórmula 1 terá duas 'equipes Lotus' em 2011

Da Redação ·
 Imagem Ilustrativa
fonte: googleimagens.com
Imagem Ilustrativa

A Fórmula 1 pode ficar um pouco mais confusa na próxima temporada: existe a possibilidade de duas "equipes Lotus" competirem no Mundial, e com pinturas muito semelhantes.

continua após publicidade

A Renault confirmou nesta quarta-feira (8) que vendeu boa parte de suas ações na Fórmula 1 para o Grupo Lotus, que também será o principal patrocinador da equipe, agora rebatizada de Lotus Renault GP. A investidora Genii continua sendo, entretanto, a maior detentora de ações do time.

continua após publicidade

Como havia declarado antes, a Renault vai se limitar na categoria a construir motores. Seus propulsores equiparão os carros da Red Bull, campeã de 2010, da Lotus Renault GP e da Lotus Racing, equipe do empresário Tony Fernandes.

continua após publicidade

Os dois times que carregam o mesmo nome brigam atualmente na Justiça pelo uso da marca. A "nova" Lotus que tomará o lugar da Renault em 2011 é, na realidade, a fabricante original britânica, famosa nas décadas de 70 e 80 por sua passagem pela Fórmula 1.

Curiosamente, a Lotus Renault GP prometeu "copiar" a sua rival para a próxima temporada e vai utilizar carros nas cores preto e dourado. O anúncio do acerto com a Renault (que usou amarelo e preto em 2010) veio acompanhado de uma foto-conceito, que exibe o F-1 com a pintura clássica, imortalizada por Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi.

continua após publicidade

A famosa combinação foi lançada em 1971, com as cores da marca de cigarro John Player Special. Na época, a empresa bancou a equipe entre 1972 e 1979 e entre 1981 e 1986, antes de a Lotus mudar para o amarelo do cigarro Camel em 1987.

continua após publicidade


 

O time preto e dourado chegou ao título em 1972, quando Fittipaldi conquistou o primeiro campeonato da escuderia. Senna marcou época em 1985 e 1986 como piloto da equipe, conquistando alguns triunfos memoráveis, como a sua primeira vitória na categoria, no GP de Portugal, em abril de 85, sob pesada chuva.

É possível, portanto, que as duas equipes Lotus tenham carros muito semelhantes no grid em 2011, caso ambas cumpram a promessa de correr com as cores preto e dourado.