Esportes

Fórmula 1: Vettel é pole e Alonso fica em terceiro

Da Redação ·
 Vettel
fonte: uol.com.br
Vettel

O alemão Sebastian Vettel confirmou que é o mais rápido no circuito de Yas Marina e cravou a pole position no treino deste sábado, com o tempo de 1min39s394. O piloto da Red Bull superou Lewis Hamilton e Fernando Alonso, em um grid que favoreceu a Ferrari na briga pelo título que será decidido no domingo, às 11 horas (de Brasília).

continua após publicidade
continua após publicidade

Vettel vai largar em primeiro, seguido por Lewis Hamilton e Fernando Alonso. A terceira colocação foi festejada nos boxes da Ferrari, já que esse resultado na corrida daria o tricampeonato ao espanhol, e o circuito de Yas Marina não favorece as ultrapassagens.

continua após publicidade

Mark Webber, vice-líder do campeonato, larga apenas na quinta posição, atrás de Jenson Button. Felipe Massa foi o melhor brasileiro com o sexto lugar, e Rubens Barrichello arrancou uma sétima colocação com a Williams.

continua após publicidade

Hamilton foi o primeiro entre os candidatos ao título a fazer volta rápida, mas foi superado por Alonso a cinco minutos do final do Q1. O espanhol se manteve em primeiro, seguido por Nico Rosberg. Sebastian Vettel avançou em terceiro, com Hamilton em quarto e Webber em quinto.

continua após publicidade

Entre os eliminados já na primeira parte do treino, Bruno Senna superou o companheiro Christian Klien por dois décimos e vai largar em penúltimo. Já Lucas di Grassi foi quatro décimos mais lento que Timo Glock na Virgin, e sairá em 22º lugar.

continua após publicidade

No Q2, Alonso e Massa começaram na frente, mas logo foram alcançados pela McLaren de Button. Na primeira volta das duas Red Bulls, Webber já subiu para quarto e Vettel foi o primeiro a andar na cada dos 1min39s, assumindo a primeira posição.

continua após publicidade

Lewis Hamilton teve mais dificuldades para entrar no grupo dos classificados ao Q3, depois de quase bater em Felipe Massa e até estourar uma das câmeras que estavam posicionadas na zebra. O inglês continuou e avançou com a terceira posição.

O brasileiro também entrou, em sétimo lugar, uma posição e dois centésimos atrás de Alonso. Rosberg fez o terceiro tempo e empurrou para baixo o polonês Robert Kubica, que foi eliminado e vai largar em 11º, pela segunda vez no ano atrás do companheiro Vitaly Petrov.

A disputa pela pole começou com as McLarens na frente da Ferrari, com Lewis Hamilton andando na casa de 1min39s5. Em sua primeira volta rápida, Vettel assumiu a ponta, enquanto Webber ficou atrás de Button, em quarto. O tempo do alemão não foi alcançado, enquanto Alonso conseguiu um terceiro lugar no seu último esforço.