Esportes

Mundial de karatê começa nesta sexta-feira

Da Redação ·
 Delegação Brasileira e da carateca Adairce Castanhetti
fonte: Francisco
Delegação Brasileira e da carateca Adairce Castanhetti

Curitiba respira karatê. Cerca de 800 de 34 países estão reunidos em Curitiba/PR para a disputa do 15o Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, que está sendo realizado no Ginásio de Esportes da PUCPR. A elite do tatame entre em cena a partir das 9 horas desta sexta (12) com as eliminatórias que segue até as 21 horas. As finais estão programadas para o sábado (13) a partir das 18 horas, com transmissão ao vivo pela SporTV 2.

continua após publicidade

A delegação brasileira, que tem como técnico o Sensei Luiz Watanabe e coordenador de seleções, Nelson Santi, ao lado da Itália e Polônia é considerada uma das equipes mais fortes na busca pelo título. Possui atletas de grande destaque como o bicampeão mundial Leonardo Zanca, do Mato Grosso, e o paranaense Ricardo Buzzi, tricampeão mundial. “Apesar de ter participado de vários mundiais, a ansiedade é grande devido ao nível técnico dos adversários. Mas disputando em casa, posso contar com o apoio da torcida e dos meus amigos, o que nos deixa mais fortalecido. Essa é uma nova experiência para mim, pois nunca disputei em casa”, comenta Buzzi.

continua após publicidade

No feminino, Adairce Castanhetti, campeã de Kata por equipe, do Mato Grosso, participou de todas as edições dos mundiais e busca por um bom resultado. “A expectativa de quando estamos de frente para o Mundial é positiva, mas a sensação é de ser sempre a estreia em competições. Temos sempre que dar o melhor. Tô tranqüila, pois tivemos uma boa preparação. Espero mostrar dentro do tatame o que treinamos”, fala Adairce

continua após publicidade

MODALIDADES DE DISPUTA

A competição de karatê tradicional, é composta por onze modalidades de disputa e visa aperfeiçoar o praticante sob a pressão psicológica de uma situação real ou de uma testagem. Kata masculino e feminino individual e por equipe, nas quais os atletas são avaliados por um sistema de notas variando de 0 a 10. Shiai Kumite masculino individual e por equipe, cujo objetivo é vencer o adversário através da marcação de pontos mediante a aplicação de estratégias e técnicas eficazes. Fuku-Go, que é uma disputa alternada de Kata e Shiai Kumite, o que exige que o atleta busque um equilíbrio entre a otimização da expressão técnica e precisão na luta. Ko-Go Kumite, é uma forma de luta controlada e com ataques alternados avaliados por pontos, semelhante ao shiai kumite. Enbu é uma sequência de defesa pessoal executada por duplas masculinas e mistas e avaliada por um sistema de notas semelhante ao do Kata.

continua após publicidade

KATA INDIVIDUAL MASCULINO E FEMININO
KATA POR EQUIPE MASCULINO E FEMININO (3 integrantes)
ENBU MASCULINO E MISTO (2 integrantes)
SHIAI KUMITE INDIVIDUAL MASCULINO
SHIAI KUMITE POR EQUIPE MASCULINO (3 integrantes + 1 reserva)
KO-GO KUMITE FEMININO
FUKU-GO MASCULINO E FEMININO

continua após publicidade

INGRESSOS

Para acompanhar a competição os ingressos estão à venda através do Disk-Ingressos (Quiosques instalados nos shoppings Mueller, Estação e Total, www.diskingressos.com.br ou através do telefone (41) 33150808) e custam R$45,00 (inteira) e R$25,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e de 1kg de alimento não-perecível).

O Campeonato Mundial de Karatê Tradicional é promovido pela Confederação Brasileira de Karatê Tradicional (CBKT) em parceria com a Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF) e a PUCPR, com o apoio do Ministério do Esporte, da Prefeitura Muncipal de Curitiba e do Consulado do Japão.