Esportes

Provas com muitas emoções em São José dos Pinhais

Da Redação ·
 Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

A oitava etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra 2010 foi realizada com sucesso neste domingo (7/11), no Autódromo de São José dos Pinhais. Organizada pela AGV Promotora de Eventos, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), os vencedores por categoria foram: Juliano dos Anjos (Fusca Velocidade), Thiago Oliveira (Fórmula Tubular Injetada), José Carvalho (Fórmula Tubular Carburada), Ronaldo Klitezke (Mini Fórmula Tubular “A”), Romeu Wiebrantz (Mini Fórmula Tubular “B”), Carlos Roberto Lopes (Turismo 5000), Wilson Kavilhuka (Novatos Injetado), Willian Zavaski (Novatos Carburado), Stive Tokarski (Marcas A) e Jéferson Averbuck (Marcas B).

continua após publicidade

- Fusca Velocidade –

continua após publicidade

Durante o treino classificatório que definiu o grid de largada, realizado no sábado, a pole position foi de Valmir Marafon, com o tempo de 59s974, seguido de Juliano dos Anjos, 1min00s310 e Rogério Melani, 1min00s960. Dada a largada para a primeira bateria, Valmir Marafon manteve a liderança na categoria Fusca Velocidade até a décima volta, quando abandonou a prova por quebra do motor. A “briga” pela liderança ficou por conta de Cláudio Harmuch, Rogério Melani e Juliano dos Anjos. Ao fim de 20 voltas, a vitória foi de Cláudio Harmuch, com tempo de 20min50s812, seguido de Rogério Melani, a 0s110 e Juliano dos Anjos, a 18s243.

continua após publicidade

Na segunda bateria, logo após a largada, Rogério Melani tentou ultrapassar o pole Cláudio Harmuch, não conseguiu e foi tocado na traseira do seu carro, que capotou espetacularmente por três vezes. A prova foi interrompida com bandeira vermelha para o atendimento do piloto, que sofreu apenas escoriações leves. A prova reiniciou e ao fim de 18 voltas, vitória de Juliano dos Anjos, com tempo de 18min44s480, com Carlos Juglair Jr em segundo, a 7s914, e Fabiano dos Anjos, a 45s109. Somados os pontos das baterias disputadas, o resultado final foi o seguinte: 1.º) Juliano dos Anjos, 19 pontos; 2.º) Carlos Juglair, 15; 3.º) Fabiano dos Anjos, 15; 4.º) Cláudio Harmuch, 12; 5.º) Rogério Schuhli, 11; e em 6.º) Luiz Tatsch, 9. Só que o resultado da Fusca Velocidade está “sub judice”, aguardando julgamento de recurso desportivo pela FPrA.

continua após publicidade

- Marcas A -

continua após publicidade

A bateria única de 30 minutos da categoria Marcas A foi vencida pelo piloto Stive Tokarski, que largou na pole position. Na largada, manteve a ponta, deixando a briga pela segunda posição entre Gedson Gonçalves, Christiano Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial Prime) e Marlucelis Soares. Mas um pneus furado tirou as chances de Chris Bornemann brigar pela vitória, há duas voltas da bandeirada final.

Ao fim de 30 voltas, a vitória foi de Stive Tokarski, com o tempo de 30mino12s815, seguido de Gedson Gonçalves, a 6s915, Amauri Lisboa Jr, a 17s360, Marlucelis Soares, a 19s664, Jéferson Averbuck, a 46s027, e em sexto lugar, Wilson Kavilhuka, a 1min1s021. “Infelizmente a temporada 2010 encerrou para mim no Paranaense de Terra. Vamos participar das duas próximas etapas somente para cumprir tabela. Mas conquistamos dois títulos nacionais, do Brasileiro e Copa Brasil de Terra. Agora, vou me reunir com a equipe e patrocinadores, para decidirmos o que faremos na temporada 2011”, disse Chris Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial Prime).