Esportes

Zé Roberto faz último amistoso antes da estreia

Da Redação ·
 O técnico José Roberto Guimarães, que comanda a seleção brasileira feminina, também defendeu o Brasil como jogador - era levantador
fonte: Divulgação
O técnico José Roberto Guimarães, que comanda a seleção brasileira feminina, também defendeu o Brasil como jogador - era levantador

A seleção brasileira feminina de vôlei tem amistoso marcado para esta segunda-feira (25), em Tóquio, contra as japonesas, como parte dos últimos preparativos para o Mundial que começa na sexta-feira (29) e vai até 14 de novembro. Encerrado o campeonato, a ponteira Fernanda Garay seguirá naquele país – irá defender o time da Nec na temporada de sete meses.

continua após publicidade

Se não tivesse sido convocada pelo técnico José Roberto Guimarães, para o lugar da ponteira Mari, que teve de passar por cirurgia no joelho direito, Fernanda já estaria treinando na Nec desde setembro. Mas agora estará ajudando na briga pelo título mundial, que a seleção brasileira feminina ainda não tem.

continua após publicidade

- Defender o Brasil no Mundial é a realização de um sonho. É uma oportunidade para poucas jogadoras. Vou curtir muito a competição. Cada jogo será um desafio. É uma experiência para a vida toda.

continua após publicidade

Como será a disputa

Em Tóquio desde sexta-feira (22), a seleção comandada pelo técnico José Roberto Guimarães enfrenta o Japão no amistoso desta segunda-feira (25) e viaja na quarta-feira (27) para Hamamatsu, onde estreia na madrugada (2h30 de Brasília) de sexta-feira (29) contra o Quênia. Essa cidade recebe os jogos do Grupo B, que tem ainda República Tcheca, Holanda, Porto Rico e Itália.

continua após publicidade

No Grupo A, em Tóquio, estão Japão, Sérvia, Polônia, Peru, Argélia e Costa Rica; no Grupo C, em Matsumoto, Estados Unidos, Cuba, Alemanha, Tailândia, Croácia e Cazaquistão; no Grupo D, em Osaka, China, Rússia, Coreia do Sul, República Dominicana, Turquia e Canadá.

continua após publicidade

Essa primeira fase, com as 24 seleções, vai até 3 de novembro. De cada um dos quatro grupos saem quatro para a fase seguinte.
A segunda fase, de 6 a 10 de novembro, tem as 16 seleções divididas em dois grupos. Das oito de cada grupo saem quatro. Das oito restantes, novamente são formados dois grupos e de cada quatro saem duas seleções para as semifinais, em 13 de novembro, e dali para a final, no dia 14.

Todas as seleções carregam para a segunda fase os resultados obtidos na primeira. A soma dos pontos definirá a classificação para as semifinais.