Esportes

Corinthians joga no Rio em busca do título do primeiro turno

Da Redação ·
 Iarley comanda o ataque do Corinthians em busca de vitória em São Januário
fonte: Wagner Carmo/Gazeta Press
Iarley comanda o ataque do Corinthians em busca de vitória em São Januário

Se vencer o Vasco nesta quarta-feira (13), em jogo atrasado da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians ficará com o título do primeiro turno. Ainda que simbólica e com quase 40 dias de espera, seria a primeira conquista da equipe no ano de seu centenário.

continua após publicidade

Após os jogos da 19ª rodada, encerrada em 5 de setembro, o Fluminense tinha 38 pontos, um a mais que o Corinthians, e saldo de um gol a mais, 16 contra 15. Com a vitória, o time paulista chegará a 40 pontos obtidos na primeira metade do campeonato, índice semelhante ao do São Paulo em 2006 – ano em que o Tricolor foi campeão.
 

continua após publicidade

Na era dos pontos corridos, o campeão do primeiro turno levou o título em cinco ocasiões, de 2003 a 2007. Nos últimos dois anos, porém, a conquista do título serviu de “maldição” e os campeões parciais, Grêmio em 2008 e Inter em 2009, acabaram com o vice-campeonato.

continua após publicidade

Mais do que esse “título”, a vitória sobre o Vasco servirá para o Corinthians se animar no campeonato e encerrar sua pior sequência sem vitórias, que chegou a cinco jogos após a derrota por 4 a 3 para o Atlético-GO, no último domingo (10).

Além disso, o time continuará dependendo apenas de seus resultados para ser campeão, já que chegará a 52 pontos, dois a menos que o Cruzeiro, que enfrentará na 35ª rodada, em casa – como visitante, perdeu por 1 a 0.

continua após publicidade

Para vencer, porém, o Corinthians terá de superar, além da má fase e da falta de técnico, sua dificuldade em atuar como visitante: nas estatísticas do campeonato, o time é apenas o nono melhor dos visitantes, com aproveitamento de 35,9%, bem abaixo dos 58,3% que o colocam em terceiro no campeonato.