Esportes

Nadal vence Troicki e faz final com Monfils em Tóquio

Da Redação ·

Número 1 do mundo Rafael Nadal precisou de dois tie-breaks, além de salvar dois match-points, para derrotar o sérvio Viktor Troicki neste sábado por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4), 4/6 e 7/6 (9/7), e garantir presença na final do Torneio de Tóquio contra o francês Gael Monfils.

continua após publicidade

Troicki, número 54 do mundo, chegou a sacar para fechar a partida no terceiro set, mas Nadal quebrou o seu saque e conseguiu triunfar em um equilibrado tie-break. O espanhol, que saiu de Tóquio após o seu jogo pelas quartas de final para assistir um amistoso entre Argentina e Japão, em Saitama, na sexta-feira, teve uma atuação apagada.

continua após publicidade

Ambos os jogadores confirmaram o serviço no primeiro set e Nadal foi superior no tie-break, vencido com um ace. Depois, Troicki ganhou os dois primeiros games do segundo set. Nadal quase devolveu a quebra no sexto game, mas o sérvio reagiu com dois aces

para ampliar sua vantagem para 4/2. Assim, conseguiu triunfar por 6/4.

continua após publicidade

No set decisivo, Nadal obteve uma quebra no oitavo game, mas teve problemas para colocar seu primeiro serviço em quadra. Assim, Troicki conseguiu duas quebras de serviço, abriu 6/5 e sacou para fechar o jogo. O sérvio, porém, falhou e a disputa seguiu para o tie-break. Troicki chegou a ter dois match-points, mas Nadal reagiu venceu e partida e ampliou a sua vantagem no confronto direto para 4 a 0.

continua após publicidade

"Eu joguei bem no primeiro set, mas depois eu perdi a minha concentração", disse Nadal, acrescentando que sua derrota na semifinal no Torneio da Tailândia, na semana passada, atingiu a sua confiança. "A temporada é longa e competimos com muita pressão, então é fácil perder a sua concentração. Isso é o que aconteceu".

continua após publicidade

Monfils derrotou o checo Radek Stepanek por 2 sets a 0, com um duplo 6/3, para assegurar presença na final de domingo. O cabeça de chave número 5 triunfou com um jogo forte na rede e seis aces, contra apenas dois de Stepanek. Ele prometeu um jogo agressivo contra Nadal. "Estou muito motivado", disse. "Eu sei que vai ser difícil, mas se eu tiver uma pequena oportunidade eu vou aproveitá-la".

Monfils, que ficou afastado das quadras entre março e maio, com uma lesão

Na mão esquerda, é o numero 15 do mundo. Para chegar às semifinais, ele derrotou o norte-americano Andy Roddick, segundo favorito, quebrando uma sequência de oito derrotas consecutivas contra tenistas do Top 10 do ranking da ATP.

Neste sábado, ele se vingou da derrota no último confronto com Stepanek, em Brisbane, em janeiro, quando foi batido por 6/2 e 6/1. "Estou jogando cada vez melhor", disse Monfils. "Eu mudo meu jogo todos os dias. Alguns dias eu sou mais defensivo, alguns dias eu sou agressivo. Algumas vezes eu estou muito na rede".