Esportes

Brasileiro tem rodada com mandante sem 'casa'

Da Redação ·
 O Mineirão passa por reformas para a Copa do Mundo; Atlético-MG e Cruzeiro estão sem 'casa'
fonte: Gazeta Press
O Mineirão passa por reformas para a Copa do Mundo; Atlético-MG e Cruzeiro estão sem 'casa'

A 28ª rodada do Brasileiro, que tem início nesta quarta-feira (6), será marcada pelas equipes mandantes sem casa. Dos dez jogos da rodada, cinco serão disputados em estádios onde, normalmente, as equipes não jogam. Reforma de estádios e um show pop fazem com que equipes e torcedores tenham que se acostumar com uma arena que não é a sua. São visita em suas próprias casas.

continua após publicidade

Líder do Brasileirão, o Fluminense tem jogado no Engenhão por causa da reforma do Maracanã para a Copa do Mundo. A diretoria do Tricolor carioca reclamou do fechamento do estádio, tradicional casa de Flamengo e Fluminense, e tentou na Justiça atrasar o início das obras, mas não conseguiu. A queixa do clube é que o Engenhão, administrado pelo Botafogo, fica distante para a torcida tricolor. Nesta quarta, contra o Santos, o time de Muricy Ramalho volta a usar o estádio de Engenho de Dentro como casa.

continua após publicidade

O Atlético-MG vive drama parecido com o do Fluminense. Viu o Mineirão, que também é usado pelo Cruzeiro, ser fechado para se transformar para a Copa. O Galo tem mandado seus jogos no interior do Estado. A má campanha do Atlético-MG, somada à pouca arrecadação, faz o clube sentir saudade do Mineirão. Na quarta, o Galo recebe o Corinthians, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

continua após publicidade

O São Paulo tem seu estádio e, pelo que tudo indica, ele não será reformado para ser usado na Copa de 2014. Ainda assim o Tricolor não poderá usá-lo neste meio de semana. O Morumbi será palco de um show do cantor pop Bon Jovi, e o São Paulo, na estreia de Paulo César Carpegiani, enfrentará o Vitória na Arena Barueri.

Quem vem usando bastante o estádio de Barueri é o Palmeiras, que está sem casa desde o meio do ano, por causa das reformas no Palestra Itália – que vai se transformar em uma moderna arena. O time de Felipão tem se alternado entre o Pacaembu - local da partida de quinta-feira, contra o Avaí - e a Arena Barueri. Aos poucos, os palmeirenses vão se acostumando a torcer para o clube em uma casa emprestada. As reformas no Palestra, que, por motivos burocráticos, ainda nem tiveram inícios, estão previstas para terminar no final de 2012. Até lá, o Palmeiras será mais um mandante sem casa.

continua após publicidade

Quem completa e a lista dos clubes que jogarão longe de seu habitat natural é o Flamengo. Na quinta, o Rubro-Negro encara o Atlético-GO no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.