Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Esportes

Paraná terá 10 equipes na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

.

Primeira etapa vai começar nesta segunda-feira, em Cascavel - Foto: Divulgação
Primeira etapa vai começar nesta segunda-feira, em Cascavel - Foto: Divulgação

A primeira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude 2019, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, começa nesta segunda-feira, em Cascavel. A competição é classificatória para a etapa nacional nas quatro modalidades coletivas - basquete, futsal, handebol e vôlei (masculino e feminino, em duas categorias de idade - 12 a 14 e 15 a 17 anos). Participam desta etapa escolas da Regiões Sul e Sudeste, além dos Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

O Paraná será representado por 10 equipes. Na categoria 15 a 17 anos estão: Colégio Estadual Frentino Sackser, de Marechal Cândido Rondon (basquetebol masculino); Colégio Expoente Água Verde, de Curitiba (voleibol feminino) e Colégio Estadual Fazenda Velha, de Araucária (voleibol masculino). Já na categoria 12 a 14 anos estarão os seguintes representantes: Colégio Passo a Passo, de Terra Rica (basquetebol feminino); Colégio Positivo Júnior, de Curitiba (basquetebol masculino); Colégio Estadual João Paulo II, de Arapoti (futsal feminino); Colégio Estadual Lúcia de Oliveira Schoffen, de Altônia (futsal masculino); Colégio Estadual Leonilda Papen, de Mercedes (handebol masculino); Colégio Santa Terezinha, de Guarapuava (voleibol feminino) e Colégio Dom Bosco de Maringá, de Maringá (voleibol masculino).

“Como este ano as equipes, teoricamente mais fortes, de São Paulo e Rio de Janeiro já estão classificadas para a etapa final e, Santa Catarina por ser sede também, acredito que iremos classificar todas as nossas equipes. Supostamente será mais fácil que a Regional do ano passado em Joinville, por isso acredito que iremos para a etapa final em Blumenau com a delegação completa”, comenta a chefe da delegação do Paraná, Márcia Tomadon.

Para o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, esta etapa é uma consolidação do desempenho iniciado há meses atrás pelos atletas. “É uma oportunidade única na vida de jovens que começaram essa conquista em suas cidades, regiões e depois foram campeões do Estado. Agora chegou a hora de alcançar mais esse resultado na regional que pode colocar o Paraná entre as melhores equipes do país na etapa nacional".

Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne anualmente mais de 6.000 alunos-atletas, de 12 a 17 anos, de todo o Brasil, que competem em 14 modalidades, em um clima de interação, respeito e amizade.

Na edição de 2018 o Paraná foi segundo colocado no quadro-geral de medalhas da etapa nacional que aconteceu em Natal (RN). Formada por 260 alunos-atletas e 32 técnicos, que representaram 119 instituições de ensino, provenientes de 40 cidades e 25 Núcleos Regionais de Educação de todo o estado, a delegação ficou atrás apenas de São Paulo.

Os Jogos Escolares já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Etiene Medeiros (natação), Rosângela Santos (atletismo), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, 59 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.

Confira o calendário dos Jogos Escolares da Juventude 2019: Etapas regionais - 2 a 6 de setembro: Cascavel (PR) – Regional Amarela (Sul/Sudeste/Goiás/Mato Grosso do Sul)

11 a 15 de setembro: Palmas (TO) – Regional Verde (Norte/Distrito Federal/Mato Grosso)

20 a 24 de setembro: Natal (RN) - Regional Azul (Nordeste)

Etapa nacional - 16 a 30 de novembro: Blumenau (SC)


 

 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Esportes

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber