Esportes

Corinthians empata e revive 'rotina de estresse'

Da Redação ·
 Timão derruba momentaneamente a vantagem de ter um jogo a menos
fonte: DJALMA VASSÃO / Gazeta Press
Timão derruba momentaneamente a vantagem de ter um jogo a menos

Apostando há um mês no jogo a menos que tem em relação aos seus rivais diretos na luta pelo título brasileiro, o Corinthians desperdiçou nesta quarta-feira (29) a gordura que tinha, viu o Fluminense abrir três pontos e encara mais um momento de pressão no Campeonato Brasileiro, em que terá de repetir boas atuações anteriores para não perder fôlego na briga pela taça.

continua após publicidade
continua após publicidade

É difícil imaginar um time que está na parte de cima da tabela passando por pressão, mas a equipe do Parque São Jorge tem vivido um estresse constante por nunca conseguir abrir uma folga no Brasileirão e, em alguns momentos, ter de correr atrás do Fluminense pela ponta. A busca por um título no ano do centenário amplifica a ansiedade sobre os jogadores e a comissão técnica.

continua após publicidade

O Timão ficou no empate por 1 a 1 contra o Botafogo, no Pacaembu, e viu Fluminense e Cruzeiro vencerem seus rivais Avaí e Atlético-GO, respectivamente. Assim, o Tricolor abriu três pontos em relação ao Alvinegro paulista, que tem apena um de vantagem para a Raposa. Com esses resultados, o jogo não disputado contra o Vasco deixou, ao menos por enquanto, de ser uma “sobra” e passou a ser uma obrigação de vitória fora de casa.

O momento atual é o terceiro episódio de pressão que o Corinthians vive no Brasileirão. O primeiro ocorreu após o dia 25 de agosto, quando o Timão perdeu para o Cruzeiro e viu o Fluminense vencer o Goiás, abrindo cinco pontos de diferença. O segundo veio antes do jogo contra o Tricolor carioca, na 22ª rodada. Naquela oportunidade, o time de Adilson Batista perdeu para o Grêmio, em casa, e ficou na obrigação de não ser superado no confronto direto no Rio de Janeiro.

continua após publicidade
continua após publicidade

Em ambas as situações, contudo, o Timão se saiu bem. Na primeira, aproveitou uma sequência ruim do Fluminense para diminuir a desvantagem com resultados positivos contra o Vitória e o Goiás. Na segunda, conseguiu um belo triunfo por 2 a 1 diante do Flu.
 

Agora, o novo momento de pressão do Corinthians envolve a possibilidade de ser ultrapassado pelo Cruzeiro e cair para a terceira posição, algo que ainda não aconteceu no Brasileirão. Para evitar essa queda e não deixar o Fluminense subir, o clube precisará de bons resultados nas próximas três rodadas, que prometem ser decisivas na briga pelo título.

continua após publicidade

Neste fim de semana, o Timão vai encarar o Ceará em casa e precisa aproveitar a oportunidade de ter o Pacaembu ao seu lado para tentar encostar ou empatar com o Flu, que visita o lanterna Grêmio Prudente. O Corinthians vai apostar no aproveitamento ruim do Fluminense quando joga fora de casa com equipes teoricamente mais fracas, como aconteceu nas derrotas para Atlético-GO e Guarani. O Cruzeiro, por sua vez, receberá o Atlético-PR, que vem em ascensão.

Em seguida, o Alvinegro enfrentará o ameaçado Atlético-MG fora de casa, enquanto o Flu pegará o Santos no Engenhão e o Cruzeiro vai encarar o Goiás fora de casa. Mas a 29ª rodada é que promete ser emocionante, com o confronto Cruzeiro x Fluminense em Minas Gerais e o Timão recebendo o Atlético-GO. Em seguida, o time do Parque São Jorge vai visitar o Vasco para descontar o jogo de desvantagem que tem em relação aos demais.