Facebook Img Logo
Mais lidas
Esportes

Campeonato Espanhol terá árbitro de vídeo na próxima temporada

.

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Federação Espanhola de Futebol e a organização do Campeonato Espanhol informaram nesta sexta (2) que o VAR (sistema eletrônico de arbitragem) será utilizado na próxima temporada do campeonato nacional.

No comunicado, a entidade informa que só aguarda a autorização do órgão que determina as regras do futebol, o Conselho da Federação Internacional de Futebol (Ifab).

Antes da aplicação do sistema nas partidas, juízes e assistentes da primeira divisão do futebol espanhol participarão de simulados para melhor compreensão do VAR.

Segundo o jornal AS, o VAR custará 2,5 milhões de euros (R$ 10 milhões) para cada categoria. A primeira divisão contará com o sistema já na temporada 2018/2019. A segunda divisão receberá a tecnologia na edição 2019/2020.

O mecanismo divide opiniões. Favorável à introdução do vídeo nas decisões de jogadas, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, declarou que pretende usar a tecnologia na Copa do Mundo da Rússia, apesar das polêmicas recentes envolvendo o sistema. Uma decisão deverá ser divulgada neste sábado (3).

"Temos que basear as decisões em fatos, e não sentimentos", disse Infantino no Congresso da Uefa. "Os fatos são que, de quase mil partidas em que a tecnologia foi testada, a taxa de precisão dos árbitros foi de 93% para 99%."

O VAR permite ao árbitro analisar decisões em um monitor ao lado do campo ou consultar um assistente que monitora o jogo por vídeo. A tecnologia foi testada em diversas competições ao longo do último ano.

Em 2017, Portugal, Itália, Alemanha e EUA adotaram de forma sistemática a tecnologia em suas ligas locais. A Holanda usou na sua copa nacional, enquanto Austrália fez testes em alguns jogos.

No Brasil, os clubes rejeitaram a implantação do VAR no segundo turno do Campeonato Brasileiro. A maioria dos times disse que não arcaria com o custo de R$ 20 milhões previsto pela CBF para usar a tecnologia na competição. A quantia é a mais cara entre os campeonatos nacionais onde o sistema entrou em operação ou vai começar a ser usado na temporada 2018.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Esportes

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber