MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

São Paulo quer adaptar Morumbi para concorrer com arenas rivais

BRUNO GROSSI SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma reforma mais profunda do Morumbi segue sem previsão para acontecer, mas isso não significa que o São Paulo esteja satisfeito com o que seu estádio proporciona em seu formato atual. Principalmente quando a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2018, 11:30:00 Editado em 02.03.2018, 11:30:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRUNO GROSSI

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma reforma mais profunda do Morumbi segue sem previsão para acontecer, mas isso não significa que o São Paulo esteja satisfeito com o que seu estádio proporciona em seu formato atual. Principalmente quando a comparação é feita com o sucesso das modernas arenas dos rivais Palmeiras e Corinthians, com altas médias de público e uma sólida fonte de renda. Por isso, o clube tricolor se organiza para buscar alternativas que tornem a sua casa mais rentável e, acima de tudo, mais atraente para o torcedor.

Como não há possibilidade de uma modernização no momento, a solução foi identificar demandas da torcida e aplicá-las à realidade do estádio. E isso passa por elementos mais complexos, como viabilizar vagas de estacionamento, até ações mais básicas, como perceber que o público que vai ao Morumbi hoje sente falta de opções mais tradicionais de alimentação e poder comprar produtos ligados ao clube —nos dois últimos jogos em casa, o São Paulo vendeu modelos de copos colecionáveis.

continua após publicidade

SHOWS

O Morumbi sempre esteve vinculado à história dos grandes shows internacionais no Brasil. Desde que o Allianz Parque foi inaugurado, porém, esse protagonismo perdeu força e o próprio São Paulo admite que ficou para trás. A casa tricolor hoje depende dos chamados "mega-shows", que precisam de uma área maior para o público, mas que acontecem com frequência menor do que os espetáculos que o estádio palmeirense tem recebido —em menos de uma semana, os rivais tiveram apresentações de Phill Collins e Foo Fighters.

Para bater de frente com o Palmeiras, o São Paulo prepara novos formatos para receber shows no Morumbi. A ideia é montar opções diferentes de plateias, mudando o posicionamento do palco no gramado. Com essa variação de tamanhos, seria possível concorrer com os alviverdes e até com casas de show de menor porte. Outro obstáculo do clube tricolor em relação ao rival está na localização dos estádios. O Allianz Parque está próximo da estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do Metrô, enquanto o São Paulo espera que, após atrasos consecutivos desde 2012, a estação São-Paulo Morumbi, da Linha 4-Amarela, seja entregue até o fim de julho deste ano.

continua após publicidade

ESTACIONAMENTO

Se a Arena Corinthians não entra nessa disputa pelos shows, ela é referência em outro ponto: estacionamento para torcedores. O Corinthians fala em cerca de três mil vagas, facilitando a vida de quem vai de carro para o estádio e ajudando nas finanças do clube. O Allianz Parque também apresenta o serviço, mas em menor escala, com 1,5 mil vagas. Na arena palmeirense, os torcedores param seus veículos conforme ordem de chegada, enquanto em Itaquera é preciso reservar uma vaga com antecedência.

O São Paulo entende que essa é uma das urgências para o Morumbi, mas tem dificuldades para viabilizar qualquer projeto. Já cogitou-se em gestões anteriores a construção de um edifício-garagem, em realidade distante para o momento, mas a diretoria quer dar os primeiros passos com uma estrutura já existente no estádio. Há cerca de 300 vagas em um pequeno prédio dentro do Morumbi, que costumam ficar para conselheiros e convidados. A ideia é comercializar pelo menos parte dessas vagas para mostrar ao clube como a prática pode ser rentável.

continua após publicidade

CONCEPT HALL

Considerada a área mais nobre do Morumbi, o Concept Hall passou por anos de certo esquecimento, principalmente durante a gestão de Carlos Miguel Aidar. Aos poucos, no entanto, o espaço comercial do estádio foi se recuperando. O São Paulo prepara novas atrações para este ano. Uma é a volta da livraria Nobel, sempre exaltada nos tempos de Juvenal Juvêncio e que está perto de firmar contrato para reabrir a unidade no local, acompanhada de um café. A outra pode vir no pacote do acordo com a Adidas, nova fornecedora de material esportivo: reativar a megaloja no Morumbi. O formato foi inaugurado com a Reebok, seguiu com a Penalty, mas não foi levado adiante pela Under Armour no contrato atual.

continua após publicidade

O Concept Hall também ganhará melhorias em relação à comodidade dos clientes e torcedores. O São Paulo está fazendo ajustes no bolsão do portão principal e na rampa de acesso para a área comercial para que sirvam de estacionamento em dias sem jogos no Morumbi. A medida facilitará o acesso aos restaurantes, lojas e academias e ainda servirá para o clube tricolor como uma nova fonte de renda. Essa era uma demanda antiga das atrações do espaço.

ALIMENTAÇÃO

A substituição do Habib's pela Team Eventos na comercialização de alimentos durante as partidas no Morumbi tem sido muita exaltada no São Paulo. O clube acredita que a exclusividade da antiga parceira já havia saturado, tanto no gosto da torcida como no modelo de contrato, que beneficiava muito mais a rede de fast food. Com a Team Eventos, demandas como pagamento com cartão —mesmo com ambulantes— e um cardápio mais variado foram atendidas. A empresa deve instalar suas bases fixas por todo o estádio entre o fim de março e o início de abril.

Para montar o cardápio, o São Paulo e a Team Eventos procuraram entender as vontades do público e foi notado um distanciamento dos torcedores em relação a opções mais "gourmet". Por isso a decisão de levar o ambiente do entorno do Morumbi para as arquibancadas, vendendo até mesmo o tradicional lanche de pernil. A variedade de produtos, a operação mais eficiente da nova parceira e o modelo do contrato deixam o clube otimista para tornar a venda de alimentos e bebidas uma fonte de renda mais potente do que nos últimos anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "São Paulo quer adaptar Morumbi para concorrer com arenas rivais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!