Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Corinthians derruba invencibilidade do Palmeiras e mantém supremacia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

EDOARDO GHIROTTO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As alterações promovidas pelo técnico Fábio Carille enfim surtiram efeito no Corinthians. Sem um atacante de origem na formação titular, a equipe alvinegra venceu o Palmeiras por 2 a 0, neste sábado (24), no Itaquerão, e manteve o domínio nos clássicos recentes contra o principal rival do Estado.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A vitória no dérbi reabilita o Corinthians às vésperas da estreia na Copa Libertadores, contra o Millonarios, na Colômbia. O time não apresentou um bom futebol nas últimas rodadas do Campeonato Paulista e estava há três jogos sem vencer -um empate e duas derrotas.

O cenário é semelhante ao do ano passado. A equipe de Carille estava em crise e enfrentou o Palmeiras na 32ª rodada do Brasileiro com a possibilidade de perder a liderança para o rival. Mas, com uma vitória por 3 a 2, o Corinthians derrubou as pretensões do time alviverde e se sagrou campeão três jogos depois.

A vitória mantém o Corinthians em vantagem na primeira posição do Grupo A. O time chegou aos 16 pontos, cinco a mais do que o vice-líder Ituano -que joga nesta segunda (26).

publicidade

O resultado também acaba com a invencibilidade do Palmeiras nesta temporada. A equipe dirigida por Roger Machado havia vencido seis partidas e empatado duas neste ano.

Em termos de classificação, a equipe alviverde continua com folga na liderança do Grupo C e na classificação geral, com 20 pontos.

A derrota, no entanto, é a quarta consecutiva que o Palmeiras sofre para o maior rival. O time foi derrotado três vezes pelo Corinthians só na temporada passada, quando já contava com contratações milionárias e era favorito ao título de todos os torneios que disputou. A última vitória foi em 17 de setembro de 2016, em Itaquera.

publicidade

Também foi a primeira vez que o goleiro Jailson perdeu em 29 jogos. Ele foi expulso aos 14 minutos do segundo tempo, após cometer pênalti em Renê Júnior.   Na quinta (1º), o Palmeiras fará a estreia na Libertadores contra o Atlético Júnior, de Barranquilla, na Colômbia.

SEM REFERÊNCIA

A vitória foi resultado direto de uma aposta de Carille, que mexeu pela terceira vez neste ano no esquema tático do Corinthians. Depois de testar duas formações com um centroavante fixo, o treinador colocou Júnior Dutra na reserva e optou por enfrentar o Palmeiras sem um atacante de origem. Foi no 4-2-4 que o time iniciou a partida.

publicidade

A formação confundiu o Palmeiras no começo do jogo, mas também não trouxe resultados efetivos para o Corinthians. A linha de quatro jogadores ofensivos era formada por Clayson e Romero abertos nas laterais, enquanto Rodriguinho e Jadson atuavam centralizados.

Nas chegadas ao ataque, o Corinthians sentia falta de uma referência que fizesse um pivô ou infiltrasse a área para completar cruzamentos. O Palmeiras se beneficiou da falta de ação corintiana e criou as melhores chances dos primeiros 30 minutos.

Boa parte das jogadas ofensivas alviverdes surgiram de roubadas de bola, possibilitadas pela marcação alta que Roger Machado adotou no meio-campo. O time praticou dez desarmes na etapa inicial.

publicidade

A estratégia de Carille surtiu resultado quando o Palmeiras diminuiu o ritmo. Aos 39 minutos, a equipe segurou a bola no ataque e trocou passes até Rodriguinho receber próximo à entrada da área. O meia aplicou um drible que tirou Borja e Antônio Carlos do lance e saiu na frente de Jailson para marcar o gol alvinegro.

Melhor no segundo tempo, o Corinthians pressionou o rival  até conseguir um pênalti. Aos 14 minutos, o árbitro Raphael Klaus viu falta de Jailson em Renê Júnior e expulsou o goleiro.

Fernando Prass entrou no lugar de Lucas Lima para reassumir a meta alviverde. Jadson cobrou a penalidade, mas chutou torto e mandou para fora. Foi a segunda vez que o meia desperdiçou um pênalti no ano -também teve chute defendido contra a Ponte Preta.

publicidade

Imediatamente após o lance, houve um confronto localizado entre policiais militares e torcedores do Corinthians no setor norte do estádio. A partida foi realizada com torcida única por determinação do governo estadual.

A ausência de um jogador no meio-campo matou o estilo de jogo do Palmeiras, fundamentado na troca de passes. A irritação com a arbitragem também ficou evidente entre os atletas alviverdes. O resultado foi um pênalti cometido por Dudu, aos 37 minutos. Clayson bateu no meio do gol e decretou a vitória corintiana.

CORINTHIANS

publicidade

Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique, Maycon; Gabriel, Renê Júnior, Jadson (Mateus Vital), Rodriguinho e Clayson (Júnior Dutra); Romero (Lucca). T.: Fábio Carille

PALMEIRAS

Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins, Michel Bastos; Felipe Melo, Tchê Tchê (Keno), Lucas Lima (Fernando Prass); Willian (Gustavo Scarpa), Borja, Dudu. T.: Roger Machado

publicidade

Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo

Público: 42.178 pagantes (total: 42.448)

Renda: R$ 2.476.111,10

Juiz: Raphael Claus

Cartões amarelos: Fagner e Clayson (Corinthians); Lucas Lima e Dudu (Palmeiras)

Cartão vermelho: Jailson (Palmeiras)

Gols: Rodriguinho, aos 39 minutos do primeiro tempo, e Clayson, aos 38 minutos do segundo tempo

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline