Facebook Img Logo
Mais lidas
Esportes

Após se aposentar, Burle pega onda que pode valer 'Oscar do surfe'

.

MARCELLO DE VICO

SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Menos de uma semana depois de se aposentar e participar da última competição de sua carreira profissional, em Portugal, o brasileiro Carlos Burle surfou uma onda gigante —no mesmo local— que pode lhe valer o título do "Oscar de ondas gigantes".

O XXL Big Wave Awards, como é chamado, acontece no mês de abril e premia diversas categorias no mundo do surfe.

Burle, hoje com 50 anos, tem três ondas indicadas —todas elas em Nazaré, no litoral português— para a categoria “Maior Onda”. Duas delas foram surfadas em outubro de 2017, e a última na sexta-feira passada (16).

Curiosamente, Burle foi puxado de jet-ski por Lucas Chianca, o Chumbinho, brasileiro de apenas 22 anos que venceu na semana passada a etapa de Nazaré do Mundial de Ondas Grandes e é tido como seu pupilo.

"Sensação muito boa, de uma recompensa por tudo. Na minha bateria, a competição foi cancelada, e eu não pude pegar nenhuma onda, estava muito difícil por causa das condições do vento. Mas a natureza, o destino, o universo conspira e faz com que a gente pegue uma ondulação muito grande depois do campeonato, e ele [Lucas Chianca] me presenteia com essa onda. Foi como se ele estivesse retribuindo tudo que estou fazendo. É uma energia muito boa. Estou muito feliz mesmo, me sentindo merecedor", disse Carlos Burle à reportagem.

Além de Burle, outros surfistas brasileiros também já estão indicados ao prêmio de maior onda do ano na temporada 2017/18: Everaldo Teixeira, o Pato, Rodrigo Koxa, Maya Gabeira, Yuri Soledade, Marcelo Luna, Márcio Freire e o próprio Lucas Chumbinho.

Principal nome da história do surfe brasileiro de ondas grandes, Carlos Burle já venceu o Nissan XXL na categoria Maior Onda da Temporada, em 2002, com uma onda surfada em Mavericks, na Califórnia, nos Estados Unidos, de aproximadamente 68 pés (22 metros). Na época, o tamanho da onda lhe garantiu entrar no Guinness Book com o recorde de maior onda já surfada.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Esportes

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber