Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Jair testa 26 atletas e só usa um esquema em busca do time ideal do Santos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SAMIR CARVALHO

SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O técnico Jair Ventura fica a cada rodada do Campeonato Paulista mais próximo do "time ideal" do Santos nesta temporada. E a tarefa não é fácil. O treinador já testou 26 jogadores em apenas oito jogos. O Palmeiras, por exemplo, com elenco maior e mais caro, testou 19 atletas em campo neste ano.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Foram oito atletas testados no ataque, oito no meio-campo, seis nas laterais e cinco na zaga. Nesta soma, vale ressaltar que Jean Mota e Copete atuaram em duas posições, pois ambos foram escalados na lateral-esquerda.

Os onze titulares de Jair Ventura no momento são Vanderlei, Daniel Guedes, David Braz, Lucas Veríssimo, Jean Mota; Alison, Renato, Vecchio; Sasha, Gabigol e Copete. No entanto, o "time ideal" deve ter a volta de Bruno Henrique no ataque, além da entrada de Dodô na lateral-esquerda, reforço próximo de acerto, e um meia de expressão, que tomaria a vaga de Renato ou Vecchio.

Há quem torça dentro e fora do clube para que Gustavo Henrique fique com a vaga de David Braz na zaga. Recuperado de cirurgia ligamentar no joelho direito, o zagueiro atuou ao lado de Lucas Veríssimo no clássico contra o São Paulo, por conta da suspensão de Braz, e a zaga santista não sofreu gols.

publicidade

Vale lembrar que Victor Ferraz, titular da lateral-direita do Santos nos últimos três anos, se recupera de luxação no ombro e deve brigar para recuperar a posição. No entanto, Daniel Guedes, o atual titular, é o líder de assistências do time no ano, com três passes a gol, e goza de bastante prestígio com o técnico Jair Ventura.

Apesar de utilizar muitos atletas, Jair Ventura tem sido fiel a um esquema tático: 4-1-4-1. O treinador iniciou todos os oitos jogos com esse esquema. Houve poucas variações táticas durante as partidas ? todas para os esquemas 4-3-3 e 4-4-2.

Além de utilizar o 4-1-4-1, Jair Ventura prioriza o contra-ataque como a principal estratégia de jogo. Foi essa a postura nos dois clássicos disputados em 2018 (derrota para o Palmeiras por 2 a 1 e vitória contra o São Paulo por 1 a 0). Até em duelo contra times de menores, contra Linense e Ponte Preta, ele apostou em uma postura reativa.

publicidade

Entre os atletas inscritos no Campeonato Paulista, o técnico santista não utilizou apenas os goleiros Vladimir e João Paulo, o zagueiro Cléber Reis e o volante Yuri, os dois últimos por conta de lesões.

O Santos é o líder do grupo D do Paulistão, com 14 pontos, três a mais que o Botafogo, segundo colocado. Foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Na próxima rodada, a equipe santista encara o Santo André, domingo, 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline