MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

'A mulher não é tão aceita', diz Nilmara, a 1ª treinadora registrada na CBF

ANA CAROLINA SILVA SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Nilmara Alves é, oficialmente, a primeira mulher a ter um registro de treinadora na CBF. E ela trabalha no futebol masculino! Mas, apesar de agora ter carteira assinada e todas as garantias possíveis em

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2018, 08:35:00 Editado em 02.02.2018, 08:35:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ANA CAROLINA SILVA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Nilmara Alves é, oficialmente, a primeira mulher a ter um registro de treinadora na CBF. E ela trabalha no futebol masculino! Mas, apesar de agora ter carteira assinada e todas as garantias possíveis em sua profissão, a moça relata um caminho de dificuldade.

"A função de treinador já é difícil. Sendo uma mulher, é ainda mais difícil. A pressão é maior ainda, temos que mostrar mais o resultado, porque tem a desconfiança, tem a parte de que o futebol é masculino. A mulher não é tão aceita. A gente tem que ser sempre melhor e procurar dar o nosso máximo, porque as críticas são fortes", disse ao UOL Esporte.

continua após publicidade

Já são seis anos consecutivos no comando do Manthiqueira, time de Guaratinguetá (SP) que disputa a Série A3 do Paulista. A técnica admite que não pensava em treinar um time masculino. "Eu não considerava por saber da dificuldade", explicou. Aos 36 anos, o sonho da ex-jogadora é levar a equipe do interior à primeira divisão do estadual, embora reconheça a dificuldade na missão.

Nada, no entanto, parece tão difícil quanto superar a desconfiança e o menosprezo alheio, que já recebeu até de colegas de profissão. "Um treinador falou pra equipe dele que não queria perder pra uma mulher", contou Nilmara, que acabou virando o jogo em questão e saiu vitoriosa. "Quem joga são os jogadores, são 11 contra 11. Então não tem porque falar de perder pra uma mulher", afirmou.

O Departamento de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes da CBF criou o registro de treinadores em abril de 2017, mas a profissional de 36 anos foi pioneira entre as mulheres. "Eu me sinto muito feliz. É um reconhecimento, é um algo a mais, um passo a mais", celebrou.

"Os treinadores não são tão valorizados. Com carteira assinada e contrato, é um reconhecimento a mais do nosso trabalho no meio do futebol. E para mim principalmente, como mulher, ser a pioneira é muito importante e gratificante. Isso mostra e prova que mais mulheres podem ingressar também no futebol", disse Nilmara.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "'A mulher não é tão aceita', diz Nilmara, a 1ª treinadora registrada na CBF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!