Esportes

Polícia Militar reúne-se com outros órgãos e define esquema de segurança para o primeiro Atletiba do ano

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Polícia Militar reúne-se com outros órgãos e define esquema de segurança para o primeiro Atletiba do ano
Polícia Militar reúne-se com outros órgãos e define esquema de segurança para o primeiro Atletiba do ano

O primeiro clássico entre Coritiba e Atlético acontecerá no próximo domingo (04/02) no estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba, e nesta segunda-feira (29/01) a Polícia Militar reuniu-se com outros órgãos para definir o esquema de segurança. Participaram da reunião integrantes do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), que coordenará o policiamento, a Guarda Municipal, a Setran, integrantes dos clubes e das torcidas organizadas que acordaram o horário da escolta da torcida, bem como outras questões relacionadas ao policiamento.

continua após publicidade

O Chefe de Planejamento do 12º BPM, major Emídio Angelotti, explica que serão feitos bloqueios a pé nas proximidades do estádio e no seu interior, além disso equipes com o apoio de outras unidades da PM atuarão em todo a Capital do estado desde as primeiras horas do dia. “Serão 10 pontos de bloqueio a partir das 12 horas de domingo. O acesso só será liberado aos moradores locais e pessoas com ingresso”, conta.

A operação contará também com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) que fará patrulhamento nas proximidades do estádio e ajudará na chegada e saída das torcidas no estádio. O Regimento de Polícia Montada (RPMon) estará com seus policiais montados para apoio na área externa do estádio. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) fará os bloqueios para orientar o trânsito e limitar o acesso de veículos nas ruas em que passarem as delegações e torcidas.

continua após publicidade

As equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 12º, 13º, 20º e 23º BPM também terão suas atividades de apoio, além das Radiopatrulhas do 12º BPM. A Guarda Municipal atuará com equipes nos locais de maior aglomeração de pessoas, nos eixos de transporte e estações tubo, com apoio da PM. 

O policiamento do jogo contará com o apoio da Guarda Municipal, da Urbs (Urbanização de Curitiba), da Setran (Secretaria Municipal de Trânsito), do Jecrim (Juizado Especial Criminal), do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Polícia Civil. 

ESCOLTAS - A torcida organizada do Atlético se reunirá a partir das 14h em frente à Rua Buenos Aires onde embarcará nos ônibus designados pela URBS até o Estádio Couto Pereira. O valor da passagem será cobrado normalmente na ida e na volta, sendo o trajeto acompanhado pelas equipes da PM. Só poderão embarcar nos coletivos quem estiver com o ingresso em mãos.

continua após publicidade

Segundo o Chefe de Planejamento do 12º BPM, durante a reunião ficou definido ainda que a torcida do Atlético circulará pelos terminais de ônibus e estações tubo até às 13 horas e a partir das 14 horas será a vez dos torcedores do Coritiba. “Também ficou acordado que será definido durante a partida qual torcida deixará o estádio primeiro, e isso depende do resultado”, destaca.

“Da nossa parte nós não permitiremos a entrada de mastros de bandeiras. Entre os clubes, em virtude de uma reciprocidade, eles ainda vão definir se vão autorizar a torcida do Atlético a levar algumas faixas para o estádio. Isso será definido pela diretoria do Coritiba amanhã, que comunicará a Polícia Militar”, explica o major Angelotti.

“Recomendamos às pessoas que respeitem os horários que foram definidos na reunião para que não ocorram tumultos. Além disso, pedimos para que todos sigam para o jogo com o espírito de paz e evitem se envolver em confusões. A Polícia Militar estará atuando durante todo o dia, mas contamos com o apoio da população”, ressalta o Oficial da PM.

continua após publicidade

Segue abaixo a relação das vias bloqueadas nas proximidades do Couto Pereira:

Ruas Ubaldino do Amaral com Amâncio Moro

continua após publicidade

Ruas Mauá com Dr. Goulin

Ruas Barão de Guaraúna com Augusto Severo

Ruas Simão Bolívar com Augusto Severo

continua após publicidade

Ruas Floriano Essenfelder com Alberto Bolliger

Ruas Mauá com Itupava

Ruas 21 de Abril com Floriano Essenfelder

Ruas Ubaldino do Amaral com Floriano Essenfelder

Ruas Pedro R. de Moura com Augusto Severo

Ruas 21 de Abril com Itupava