MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ferrari muda projeto para enfrentar Mercedes de igual para igual

JULIANNE CERASOLI SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Em 2017, a diferença significativa, pelo menos em termos de F-1: o carro da Mercedes era bem mais longo que o carro da Ferrari. Muito em função disso, enquanto o equipamento de Lewis Hamilton e Valtteri

Da Redação

·
Ferrari muda projeto para enfrentar Mercedes de igual para igual
Icone Camera Foto por Reprodução
Ferrari muda projeto para enfrentar Mercedes de igual para igual
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.01.2018, 15:56:00 Editado em 14.01.2018, 16:07:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JULIANNE CERASOLI

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Em 2017, a diferença significativa, pelo menos em termos de F-1: o carro da Mercedes era bem mais longo que o carro da Ferrari. Muito em função disso, enquanto o equipamento de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas voava nas curvas de alta, tendo dominado em circuitos velozes como Silverstone e Monza, o bólido de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen era imbatível em pistas mais sinuosas, como Mônaco e Hungaroring.

Mas, no final das contas, a vantagem nas curvas de baixa velocidade não foi suficiente para a Ferrari derrotar a Mercedes, em um campeonato decidido com duas provas de antecipação a favor de Hamilton. Não é por acaso, portanto, que os italianos decidiram mudar de estratégia para a temporada que começa dia 25 de março, na Austrália.

continua após publicidade

Visando tornar o carro mais rápido em curvas de alta velocidade, mas ainda mantendo a agilidade e a adaptabilidade que marcou o modelo de 2017, a distância entre eixos do carro desenhado por Simone Resta para 2018 vai superar tranquilamente 3,6m e chegar perto dos 3,76m usados pela Mercedes ano passado. Em 2017, o carro campeão do mundo era, de longe, o mais longo do grid, enquanto a distância entre eixos do Ferrari não passava de 3,594m.

Na Mercedes, existe a expectativa de que o carro seja um pouco mais curto, mas o princípio segue o mesmo, como adiantou Niki Lauda. “O comprimento nunca foi um problema. Tivemos problemas de aerodinâmica. Houve momentos em que o carro se comportou de maneira fantástica, outras vezes não”, avaliou.

RED BULL

continua após publicidade

Outro ponto de convergência entre os modelos de Ferrari e Mercedes deve ser no foco dado à exploração do chamado rake, diferença de altura entre as partes frontal e traseira do carro.

Desde a época em que foi tetracampeã mundial, entre 2010 e 2013, a Red Bull vem utilizando rakes bastante agressivos -a parte traseira bem mais alta que a dianteira. Isso cria uma espécie de “efeito-solo”, melhorando a performance do difusor e deixando o carro mais “grudado” no chão nas curvas, especialmente de alta velocidade.

Ano passado, a McLaren foi outra equipe que apostou bastante no rake mais agressivo, mas os problemas do motor Honda mascararam os resultados. No final da temporada, Mercedes -nos treinos livres do GP do Brasil- e Ferrari -em Abu Dhabi- testaram esse mesmo tipo de solução, que deve ser visto nos carros que começam a ser lançados no final de fevereiro. A Ferrari, inclusive, já divulgou a data de sua apresentação oficial: 22 de fevereiro, quatro dias antes do início dos testes coletivos de pré-temporada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ferrari muda projeto para enfrentar Mercedes de igual para igual"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!