MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ex-assistente de Mourinho pausa carreira para correr Rali Dacar

FÁBIO ALEIXO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quem acompanha futebol internacional acostumou-se a ver André Villas-Boas, 40, na beira do gramado. Seja como assistente de José Mourinho ou dirigindo equipes como Porto, Chelsea, Tottenham, Zenit e mais recente

Da Redação

·
Ex-assistente de Mourinho pausa carreira para correr Rali Dacar
Icone Camera Foto por Reprodução
Ex-assistente de Mourinho pausa carreira para correr Rali Dacar
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.01.2018, 07:53:00 Editado em 08.01.2018, 07:53:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FÁBIO ALEIXO

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quem acompanha futebol internacional acostumou-se a ver André Villas-Boas, 40, na beira do gramado. Seja como assistente de José Mourinho ou dirigindo equipes como Porto, Chelsea, Tottenham, Zenit e mais recentemente o Shanghai SIPG.

Mas desde sábado (6), Villas-Boas trocou o terno e o banco de reservas por uma macacão, um carro e muita terra. O português está competindo no Rali Dacar, que teve início em Lima, no Peru, e acabará em Córdoba, na Argentina, com passagem pela Bolívia.

continua após publicidade

Ele corre na categoria carros ao lado do navegador e compatriota Ruben Faria. Ambos são integrantes da equipe Toyota Overdrive.

A ideia de Villas-Boas era correr entre as motos, mas por causa do tempo escasso que teria de preparação foi desaconselhado a fazer isso devido aos riscos muito maiores do que nos automóveis. Ele deixou o comando do Shanghai em 29 de novembro.

"Esta ideia de fazer o Dacar esteve presente nos meus sonhos desde quando era pequeno. Acompanhava pela TV todas as provas. Era sagrado para mim. Queria fazê-lo de moto porque penso que aí estão os grandes aventureiros", disse o português à reportagem antes do início da prova.

continua após publicidade

"A paixão pelo esporte a motor vem de muitos anos. Desde pequeno meu pai me levava para ver as corridas de F-1 no Estoril (em Portugal) e provas de rali. Minha família esteve sempre ligada ao automobilismo. Meu tio Pedro Villas-Boas fez o Dacar por duas vezes. Essa paixão vem de geração em geração e eu não podia escapar a ela. Sou apaixonado por tudo o que se move com rodas e motor", disse o português.

"Quando era novo cheguei a fazer o campeonato nacional de todo terreno em moto mas como comecei a minha carreira de treinador aos 18 anos e, sendo os jogos ao fim de semana, não havia maneira de conciliar as duas paixões", afirmou o técnico.

Seu carro, batizado de Race for Good, estampa marcas de instituições que apoiam causas humanitárias em todos os cantos do planeta.

continua após publicidade

São elas a Ace For Africa, uma ONG que desenvolve trabalhos nas comunidades pobres no Quênia e Tanzânia para desenvolvimento na educação e saúde, a Fundação Laureus e a APPACDM, uma associação que apoia as necessidades do cidadão com deficiência mental.

Em sua primeira participação no Dacar, Villas-Boas tem um só objetivo: cruzar a linha de chegada no dia 20 de janeiro. Não está preocupado com rendimento ou posições. No momento ocupa a 44ª posição após dois dias de disputa, a quase 3h30 do líder Cyril Despres.

continua após publicidade

"Meu humilde objetivo é chegar ao fim são e salvo, carro e pilotos! Felizmente estou rodeado pelos melhores do mundo", afirmou.

Em que pese a paixão pelo automobilismo, Villas Boas nem pensa em deixar o futebol. No segundo semestre, com o início da temporada 2017-2018, quer retornar a um grande clube europeu.

"Só foi possível fazer esta grande aventura pois tenho seis meses livres desde a minha saída da China", disse o treinador que tem em seu currículo dois títulos nacionais, em Portugal e na Rússia, e o da Liga Europa de 2010-11.

continua após publicidade

Villas-Boas tem sido especulado na imprensa europeia como um possível substituto de Unai Emery caso ele não siga no comando do PSG.

"Sou um treinador profissional livre neste momento e felizmente tenho uma carreira que permite que meu nome esteja associado aos melhores clubes do mundo e em consequência os melhores jogadores do mundo como Neymar. Se isso acontecer ficarei muito feliz. Mas no momento no entanto a minha cabeça está em Córdoba", disse.

BRASIL NA DISPUTA

O Brasil está representado no Dacar em três categorias. Nos UTVs, com as duplas Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Can-Am) e José Sawaya/Marcelo Haseyama (Polaris). Nos quadriciclos, com Marcelo Medeiros (Yamaha), e nos carros com Jorge Wagenfuhr/Idali Bosse (Mitsubishi Triton).

Em 2017, os brasileiros Leandro Torres e Lourival Roldan foram campeões na categoria dos UTVs. Foi o primeiro título do país na história. O melhor resultado até então era de André Azevedo, vice nos caminhões em 2003.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-assistente de Mourinho pausa carreira para correr Rali Dacar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!