Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Esportes

Morre em Apucarana o professor Sanehire Oshiro, ícone do karatê apucaranense

.

O professor Sanehire Oshiro veio para Apucarana em 1973. Na foto com os seus ex-alunos Alan, Jeferson e Sérgio Salomão - Foto: Divulgação
O professor Sanehire Oshiro veio para Apucarana em 1973. Na foto com os seus ex-alunos Alan, Jeferson e Sérgio Salomão - Foto: Divulgação

Faleceu nesta sexta-feira à tarde no Hospital da Providência em Apucarana, o professor de karatê Sanehire Oshiro, 75 anos. Ele estava internado no hospital depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). O seu quadro piorou nos últimos dias e ele veio a óbito nesta sexta por volta das 15h10. 

Nascido em 27 de julho de 1942 em Okinawa no Japão, Oshiro chegou ao Brasil em 1950. Treinou karatê por mais de 65 anos e teve como principais mestres: Sagara, Y. Tanaka e Nakayama.

Em 1973, Oshiro veio morar em Apucarana, sendo o precursor da modalidade no sul do país. Em sua nova cidade, ele criou a Associação de Karatê de Apucarana (ASKA), por onde passaram grandes nomes do karatê como Anibal, Souza, Mário, Rogério Sacchelhi, Sérgio Salomão, Amauri Pereira dos Santos, Jeferson de Oliveira, Alan Pereira da Silva, Gerson Munhoz e Reinaldo.

Em 2015, Oshiro recebeu a graduação de 8º Dan da Nihon Karate Kyokay. Ele foi uma das grandes referências do karatê brasileiro e mundial. Oshiro teve um papel fundamental para o desenvolvimento do esporte no sul do país de 1973 a 1995. Foi instrutor de mais de 50 mil alunos nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

De suas academias saíram vários atletas de destaque, entre eles campeões brasileiros, sul-americanos, pan-americanos e mundiais.

Oshiro ocupou vários cargos de destaque no cenário do karatê no Brasil. Ele foi um dos kodansha-kai (autoridade máxima) do karatê shotokan na Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

Em 1995, com o retorno do professor Oshiro para o Japão, a ASKA prosseguiu sob o comando de professores da região.

“É uma perca muito grande para o karatê brasileiro. O sensei Oshiro era nossa referência, aprendi muito com o seus ensinamento e a filosofia de vida. Agora nos resta repassar tudo aquilo que aprendemos para as novas gerações”, disse o karateca Alan Pereira da Silva, da Associação Karatê Vida de Apucarana.

O corpo de Oshiro será velado na capela mortuária central de Apucarana, com o seu sepultamento acontecendo neste sábado, às 15 horas, no Cemitério Cristo Rei.


 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Esportes

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber