Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Esportes

Bellucci revela que foi pego no doping e está suspenso desde setembro

.

DANIEL E. DE CASTRO E FÁBIO ALEIXO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O tenista brasileiro Thomaz Bellucci, 30, revelou nesta quinta-feira (4) que foi pego em exame antidoping em 18 de julho e estará liberado para voltar às quadras no fim de janeiro. A substância encontrada em sua urina foi o diurético hidroclorotiazida em teste realizado durante o ATP 250 de Bastad (SUE), quando foi eliminado na estreia.

O paulista não disputa uma partida oficial desde o dia 30 de agosto, quando foi eliminado em sua estreia no Aberto dos Estados Unidos pelo alemão Dustin Brown. Sua punição de cinco meses passou a valer a partir do mês de setembro.

Ele, que ocupa atualmente a 112ª posição do ranking mundial, alegou que fez uso de um suplemento vitamínico comprado em uma farmácia.

"Jamais tomei algum tipo de suplemento ou qualquer outra substância que fosse me favorecer ou que fosse infringir as regras do fair-play do esporte. Nunca poderia imaginar que um multivitamínico feito em uma farmácia de manipulação pudesse sofrer contaminação cruzada em doses mínimas. Sempre tomei todos os cuidados e respeitei as regras do esporte", afirmou.

"Foi justamente em um momento em que eu estava me recuperando de lesões [tornozelo] e fazendo uma transição importante na minha carreira, de mudar para a Flórida, montar uma base de treinamento lá para atingir o meu máximo potencial no circuito nos próximos anos" disse.

Após ser informado da punição, Bellucci ficou impedido de disputar torneios na Ásia-após viajar para a China -e representar o Brasil na Copa Davis, quando o país foi derrotado pelo Japão na repescagem do Grupo Mundial.

Na época, ele alegou estar sofrendo uma lesão no tendão de Aquiles.

"Eu tinha tanta certeza da minha inocência que parei tudo para cuidar disso".

Frascos do multivitamínico foram enviados por Bellucci para análise em laboratórios nos EUA e no Canadá credenciados pela Wada (Agência mundial Antidoping). Nos testes, ficou comprovada a contaminação em diversos frascos.

Além disso, o tenista, voluntariamente, fez exames de urina e cabelo, também fora do país, para provar que não usou nenhuma substância proibida para melhora de performance ou drogas sociais.

Os resultados deram negativos e foram aceitos pela ITF (Federação Internacional de Tênis).

O primeiro torneio de Bellucci após o fim da punição será o ATP 250 de Quito (EQU), com início em 5 de fevereiro.

Bellucci foi o tenista brasileiro que alcançou os melhores resultados em simples desde Gustavo Kuerten. Sua melhor posição no ranking da ATP foi a 21ª, em julho de 2010. De 2009 a 2013 e de 2015 a 2016, ele foi presença constante no top 50 da lista.

O paulista alcançou quatro títulos na carreira: duas vezes em Gstaad (2009 e 2012), uma em Santiago (2010) e uma em Genebra (2015).

Seu resultado mais expressivo foi a semifinal do Masters de Madri, em 2011, quando foi derrotado de virada pelo sérvio Novak Djokovic após ganhar de dois atletas do top 10: o britânico Andy Murray e o tcheco Tomas Berdych.

A campanha mais promissora em Grand Slams ocorreu em 2010, quando ele chegou às oitavas de final em Roland Garros -parou no espanhol Rafael Nadal.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Esportes

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber