Esportes

Atlético-PR assina termo para adequar Arena à Copa

Da Redação ·
 Atlético-PR assina termo para adequar Arena à Copa
fonte: ebafutebol.com.br
Atlético-PR assina termo para adequar Arena à Copa

O Atlético-PR assinou um termo de cooperação financeira com o governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba, nesta segunda-feira, para adequar a Arena da Baixada às exigências da Fifa visando sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. A principal determinação é a cessão de R$ 90 milhões do potencial construtivo da área do estádio atleticano para que a construtora que se habilitar a realizar as obras possa usá-lo em outra região da capital paranaense.

continua após publicidade

A escolha da construtora será feita por licitação conduzida pelo próprio Atlético. A direção do clube disse que isso garante mais transparência ao processo. Seis empresas já teriam demonstrado interesse.

continua após publicidade

O prefeito Luciano Ducci, que esteve na solenidade, enviará à Câmara Municipal um projeto de lei criando o potencial construtivo especial. "Não envolve recursos públicos, só cessão da possibilidade de construir a mais em determinadas áreas da cidade", destacou Ducci.

continua após publicidade

O governo do Paraná também pretende que os deputados estaduais aprovem uma lei permitindo que o potencial construtivo possa ser, inclusive, utilizado como garantia para possível empréstimo do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado (FDE). Os recursos poderão ser conseguidos ainda na Agência de Fomento do Estado, no Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE) ou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ao Atlético caberá investir R$ 45 milhões de contrapartida. Mas o presidente Marcos Malucelli disse que serão descontados os valores referentes a incentivos fiscais e o que já foi aplicado por conta da Copa, como o primeiro anel do setor Brasílio Itiberê da Arena. Ele prevê que as obras efetivamente comecem depois do Campeonato Paranaense de 2011. O Atlético ainda não definiu onde mandará os jogos neste período.