Esportes

Ginásio Manecão ficou lotado para a abertura dos Jogos em Faxinal

Da Redação ·
 Manecão ficou lotado para a abertura dos Jogos em Faxinal
fonte: Divulgação
Manecão ficou lotado para a abertura dos Jogos em Faxinal

Foi realizada na noite desta sexta-feira, 17, a Cerimônia de Abertura da fase regional dos 24° Jogos da Juventude do Paraná – Região 08, que está sendo disputada na cidade de Faxinal. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes Manecão e contou com maciça participação da população. Não havia um único lugar vazio no Ginásio e até os corredores do mesmo foram ocupados por pessoas que assistiram o cerimonial em pé. Uma verdadeira festa.

continua após publicidade


Desde o início percebia-se o tamanho da importância que o município sede estava dando a este Jogos. Este é o maior evento esportivo já realizado em Faxinal. E a cidade aproveitou. A população presente no local curtiu grandes momentos durante todo o cerimonial. Era notório como a cidade se envolveu para a realização desta competição. As secretarias municipais trabalharam juntas e se empenharam ao máximo para proporcionar a todos este grande acontecimento. A Cerimônia teve como tema uma célebre frase de Nelson Mandela: “O esporte tem o poder de mudar o mundo”.

continua após publicidade


O protocolo teve início com o desfile das delegações participantes da fase regional dos Jogos, seguido pelo hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e estadual. Estiveram presentes nesta Cerimônia o prefeito municipal de Faxinal Adilson José Silva Lino, o vice prefeito Rubens Kaplun, o representante da Paraná Esporte e do Diretor-Presidente Marco Aurélio Saldanha, Jair Fábio Lençone, a Coordenadora de Educação Física do NRE de Apucarana Lidia Titericz, o Coordenador Técnico dos Jogos Richarde Cesar Salvador, secretários e vereadores municipais, entre outras autoridades.

continua após publicidade


Em seu discurso o representante do Diretor-Presidente da Paraná Esporte, Jair Fabio Lençone agradeceu o prefeito municipal por estar sediando esta regional dos Jogos da Juventude. Agradeceu ainda todo o esforço e empenho que sua equipe de trabalho teve para proporcionar aos participantes as melhores condições possíveis para o bom andamento da competição.
O Prefeito Adilson Lino fez um discurso de agradecimento aos envolvidos na competição. “É a primeira vez que Faxinal recebe um evento esportivo de tal importância. Para que isto se tornasse possível foi necessário uma grande dedicação de todos na cidade. Desde os secretários municipais, vereadores e até da população. Estamos orgulhosos em receber de braços abertos o Jogos da Juventude em nosso município”.


O fogo simbólico foi conduzido pelo atleta Ademir Gonçalves Filho, atleta de Atletismo e Handebol do município de Faxinal. Este ponto em especial foi marcante. Uma grande estrutura foi montada no centro da quadra em forma de bola. O atleta então subiu no pequeno palco ali montado e esta bola subiu aparecendo uma grande bandeira de Faxinal. Enquanto o atleta percorria o Ginásio com a tocha eram realizados malabarismos com fogo neste mesmo local. O juramento foi realizado pela atleta Jaine dos Santos de Oliveira, também praticante de atletismo e handebol por Faxinal.

continua após publicidade


Para encerrar a noite foram preparadas quatro apresentações artísticas. Primeiramente houve a apresentação da Fanfarra do CEFCA (Centro de Formação de Crianças e Adolescentes) de Faxinal, ensaiadas pelo instrutor Gilson do Lindo. Na sequência as animadoras de torcidas Hand Dolls de Jardim Alegre se apresentaram e levantaram o público ali presente. Houve ainda uma apresentação do Projeto Viva a Escola da professora Roseli Bueno do Col. Est. Érico Veríssimo.
Para encerrar a Cerimônia de Abertura a renomada Escola de Circo da cidade de Londrina se apresentou e encantou a todos os presentes.


A fase regional dos 24° Jogos da Juventude do Paraná vai até o dia 25 de setembro na cidade de Faxinal. São 35 municípios disputando as seguintes modalidades: Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.
Os Jogos da Juventude são uma realização do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação, Paraná Esporte e Prefeitura Municipal de Faxinal.