MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Julgamento descarta uso de cocaína, e Guerrero aguarda resultado na 2ª

BERNARDO GENTILE RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Paolo Guerrero foi julgado nesta quinta-feira (30), na Suíça, após testar positivo para a substância benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína. A audiência durou 4 horas e foi descartado o uso

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2017, 16:20:00 Editado em 30.11.2017, 16:20:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BERNARDO GENTILE

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Paolo Guerrero foi julgado nesta quinta-feira (30), na Suíça, após testar positivo para a substância benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína. A audiência durou 4 horas e foi descartado o uso da droga. O peruano, no entanto, terá que esperar até segunda-feira (4) para ter uma definição quanto ao futuro da sua carreira.

A defesa de Guerrero assegura que o atacante fez a ingestão de chá de coca por contaminação ao tomar um chá antigripal. Ele segue suspenso preventivamente e vê duas situações no futuro próximo: uma advertência ou quatro anos de suspensão, o que poderia encerrar sua carreira.

continua após publicidade

O exame que flagrou Guerrero foi realizado após a partida entre Peru e Argentina no dia 5 de outubro, pela eliminatórias da Copa do Mundo. O atacante recebeu suspensão provisória de 30 dias a partir de 3 de novembro, quando o caso foi divulgado.

No início do mês, a contraprova de Guerrero deu positivo para confirmou o positivo para benzoilecgonina -metabólito presente na cocaína. Agora, os advogados reúnem os laudos para provar que a substância apareceu no organismo do atacante de forma indireta. O jogador já afirmou que não consumiu a droga.

A principal estratégia da defesa foi em uma contaminação cruzada com folhas de coca através de chá antigripal ingerido pelo camisa 9 antes do jogo entre Peru e Argentina, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

continua após publicidade

A aposta também foi no índice da substância presente na urina do jogador, o que facilita a tese da contaminação acidental. Os advogados estão otimistas, mas Guerrero segue sem poder atuar. Caso seja considerado culpado, o peruano pode receber uma advertência ou até quatro anos de suspensão.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é braço importante na defesa de Paolo Guerrero. A entidade disponibilizou todos os laudos dos exames antidoping realizados pelo atacante do Flamengo desde que chegou ao Brasil, em 2012.

Se Guerrero for punido, a defesa recorrerá ao Tribunal de Apelação da Fifa. Caso persista, ao CAS (Corte Arbitral do Esporte).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Julgamento descarta uso de cocaína, e Guerrero aguarda resultado na 2ª"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!