Mais lidas
Esportes

Apucarana termina em sétimo lugar nos 60º Jogos Abertos do Paraná

.

O futebol de Apucarana voltou a ser campeão depois de 35 anos - Foto: Divulgação
O futebol de Apucarana voltou a ser campeão depois de 35 anos - Foto: Divulgação

Encerrada neste final de semana a 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), fase final A, com as disputas decisivas de badminton, rugby, taekwondo e futsal, Apucarana terminou a principal competição do Estado em sétimo lugar com 154 pontos. Maringá foi a campeã geral dos jogos com 597 pontos, seguida por Cascavel (498), Foz do Iguaçu (366), Toledo (283), Campo Mourão (263) e Ponta Grossa (228).

Competindo em casa, Apucarana conquistou cinco medalhas de ouro, sendo quatro no atletismo (masculino e feminino) e uma no futebol, também recebeu medalhas de prata e de bronze novamente no atletismo (feminino) e no karatê (masculino e feminino), pontuando ainda nas modalidades de badminton (m e f), basquete (m), handebol (m), rugby (m), tênis (m), tênis de mesa (f) e vôlei de praia (f).

Contente e satisfeita com a campanha da cidade nos JAP´s, a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro, parabenizou os atletas e agradeceu a sua equipe de trabalho durante a competição. “Equipe do esporte, o que tenho a dizer para vocês é muito obrigado. Vocês me impressionaram com a determinação, competência e seriedade nesse grandioso evento dos 60º Jogos Abertos. Fomos perfeitos na organização e nossas equipes competitivas chegaram ao sétimo lugar na classificação geral e com o segundo lugar na disciplina. Tenho certeza que Deus esteve presente no comando de tudo. Foi uma grande parceria entre o Estado e Apucarana. Obrigada Beto Preto e Júnior da Femac, sintam orgulho dessa equipe que abraçou o Esporte do Paraná. Vamos em frente”, disse a secretária.

Há 24 anos, Apucarana não conseguia ficar entre as dez melhores cidades do Estado na classificação geral final dos jogos. Em 1993, justamente em Apucarana, o município obteve a nona colocação com 21 pontos. Naquela edição, que reuniu 76 cidades, Ponta Grossa foi campeã com 121 pontos, seguida por Londrina (115) e Maringá (88). Na época a pontuação era diferente em relação a competição deste ano.

Em 93, Apucarana foi medalha de ouro com Cláudio Marcelino da Silva, o Cigarrinha, no atletismo, e com Celso Ogawa no judô, ficando ainda com a prata no futebol.

Antes disso, Apucarana havia sediado os JAP´s em 1965 e 1980 (sua melhor participação em casa). Em 65, o município ficou entre as cinco melhores cidades do Estado, sendo campeão no basquete (f), tênis (m) e vôlei (f), vice no boliche (m e f), e terceiro colocado no basquetebol (m) e natação (f).

Já em 80, na classificação geral, Apucarana ficou em terceiro lugar ao lado de Ponta Grossa com 55 pontos, ficando somente atrás de Maringá (126) e Londrina (62). A cidade sede foi campeã no basquete e vôlei (f), vice no atletismo (m) e no futebol, e terceiro lugar no tênis (m) e tiro ao alvo (m). Apenas 32 municípios competiram naquela competição. 

Classificação final dos JAP´s

1º) Maringá 597 pontos

2º) Cascavel 498 pontos

3º) Foz do Iguaçu      366 pontos

4º) Toledo    283 pontos

5º) Campo Mourão   263 pontos

6º) Ponta Grossa 228 pontos

7º) APUCARANA     154 pontos

8º) Guarapuava   153 pontos

9º) São José dos Pinhais  146 pontos

10º) Londrina     107 pontos

11º) Paranavaí    103 pontos

12º) Fco. Beltrão       81 pontos

13º) Arapongas   75 pontos

14º) Marechal C Rondon 72 pontos

15º) Araucária    54 pontos

26º) Bom Sucesso     24 pontos

27º) Ivaiporã      23 pontos

57º) Faxinal 9 pontos

Observação: A fase final A dos JAP´s em Apucarana teve a presença de 73 municípios
 

AS MEDALHAS APUCARANENSES EM 2017

Ouro: futebol de campo, Wanessa Zawolski (atletismo-vencedora nas provas de 100m com barreiras, 400m com barreiras e no heptatlo) e Gabriel Milacki (atletismo-vencedor nos 3.000m com obstáculos).

Prata: Wanessa Zawolski, Jheniffer Presler Machado, Melissa Bussolo e Daniela Lopes (atletismo-segundo lugar na prova de revezamento 4x400m), Juliane Veiga da Fonseca (karatê-segundo lugar na categoria acima de 68 quilos e Lucas Bergossi (karatê-segundo lugar na categoria até 60 quilos).

Bronze: Simone Aparecida Claro (atletismo-terceiro lugar na marcha atlética) e Nathan Pereira dos Santos (karatê-terceiro lugar na categoria até 67 quilos).

CIDADES CAMPEÃS NAS MODALIDADES NA 60ª EDIÇÃO

Maringá 1º lugar (tênis de mesa (f), bolão (f), ciclismo (m e f), vôlei de praia (m e f), natação (m), judô (m e f), tênis (f) e vôlei (f))

Cascavel      1º lugar (tênis (m), handebol (f), taekwondo (m e f), badminton (f), tênis de mesa (f) e bolão (m) 

Toledo  1º lugar (rugby (f), badminton (m) e ginástica rítmica

Campo Mourão  1º lugar (handebol (m) e atletismo (m e f))

Ponta Grossa      1º lugar (natação (f), xadrez (m) e futsal (f))

Londrina      1º lugar (rugby (m) e basquetebol (m))

Araucária     1º lugar (karatê (m e f))

Apucarana   1º lugar (futebol de campo)

São José dos Pinhais 1º lugar (basquetebol (f))

Mallet   1º lugar (bocha)

Palmas  1º lugar (vôlei (m))

Piraí do Sul 1º lugar (xadrez (f))

Umuarama   1º lugar (futsal (m))


×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber