MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ministério do Esporte ameaça verba do COB em apoio a atletas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério do Esporte afirmou em comunicado, nesta sexta-feira (24), que pode suspender repasses a entidades como o COB (Comitê Olímpico do Brasil) se não for dado um mínimo de representatividade aos atletas. A manifestação

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.11.2017, 20:35:00 Editado em 24.11.2017, 20:35:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério do Esporte afirmou em comunicado, nesta sexta-feira (24), que pode suspender repasses a entidades como o COB (Comitê Olímpico do Brasil) se não for dado um mínimo de representatividade aos atletas.

continua após publicidade

A manifestação ocorre na sequência da aprovação do estatuto do comitê, na quarta (22), que deu menos assentos a atletas na assembleia do COB do que era reivindicado.

"Nos próximos dias, adotaremos medidas para que essa participação dos atletas ocorra de fato e de direito. Caso não haja um mínimo de representatividade que garanta a participação deles, o Ministério do Esporte não poderá certificar as entidades esportivas, que deixarão de receber os recursos públicos, como, aliás, manda a lei", disse a pasta, em nota.

continua após publicidade

Pela proposta da comissão que reformou o estatuto, a meta era ter 12 atletas na composição da assembleia. Porém, foram aceitas apenas cinco vagas, o que gerou descontentamento entidades esportivas como as ONGs Atletas pelo Brasil e Sou do Esporte, que inclusive sugeriram itens na reforma.

A aprovação do estatuto do COB foi feita de maneira polêmica. O voto do presidente da CBRu (Confederação Brasileira de Rubgy), Eduardo Mufarej, foi anulado após votação terminar empatada em 15 a 15.

O cartola deixou a reunião antes do fim, mas adiantou seu voto em favor do pleito dos atletas de aumentar a sua participação na assembleia.

continua após publicidade

O presidente da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), Alaor Azevedo, pediu a impugnação do voto, ao alegar que apenas os cartolas que estavam na reunião durante a votação poderiam ter os seus votos computados.

Após debate acalorado, os dirigentes impugnaram o voto do representante do rúgbi e o placar terminou 15 a 14. A confederação de rúgbi disse que vai interpelar o COB e pode até acionar a Justiça.

Antes, só um representante dos atletas tinha direito a voto em meio a 30 confederações esportivas e membros natos e eleitos. Agora, serão cinco vagas em meio a 35 confederações esportivas e um membro brasileiro do COI.

continua após publicidade

Nesta sexta, o ministério assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o COB para que sejam prestadas contas do dinheiro recebido via Lei Piva —que repassa ao esporte percentual da arrecadação bruta das loterias.

"Mas não é apenas a prestação de contas que interessa à sociedade. O Ministério do Esporte quer que esses setores abandonem práticas velhas de gestão que tinham como objetivo, muitas vezes, apenas a manutenção do poder de alguns grupos."

"Nesse sentido, o Ministério do Esporte entende que é essencial maior participação dos atletas na representatividade das associações. E essa participação tem de se dar de forma efetiva, não meramente burocrática", prosseguiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ministério do Esporte ameaça verba do COB em apoio a atletas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!