MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Embaixador russo se reúne com argentinos após EI usar Messi em ameaça

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O cartaz feito por um grupo pró-Estado Islâmico (EI), que usa a imagem de Messi para ameaçar a Copa de 2018, parece ter repercutido entre os argentinos. Nesta quinta-feira (26), o embaixador da Rússia em Buenos Aires visit

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2017, 19:45:00 Editado em 26.10.2017, 19:45:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O cartaz feito por um grupo pró-Estado Islâmico (EI), que usa a imagem de Messi para ameaçar a Copa de 2018, parece ter repercutido entre os argentinos. Nesta quinta-feira (26), o embaixador da Rússia em Buenos Aires visitou o prédio da AFA (Associação do Futebol Argentino).

continua após publicidade

O diplomata Viktor Koronelli conversou com o técnico Jorge Sampaoli e com o presidente da AFA, Claudio Tapia. É difícil saber a pauta da reunião, mas os principais jornais da Argentina e da Espanha, como o diário As, indicam que a ameaça pode ter sido discutida.

Há manipulação na foto usada no cartaz do Wada Media Foundation, grupo de terrorismo midiático que apoia o EI: o craque do Barcelona aparece atrás de grades, vestido como prisioneiro e com sangramento em um dos olhos, como se tivesse sido vítima de tortura.

continua após publicidade

Há, ainda, uma ameaça em texto: "Vocês estão enfrentando um estado que não tem a palavra 'fracasso' em seu dicionário". É importante destacar que a Argentina se prepara para disputar dois amistosos na Rússia: o primeiro deles acontece no dia 11 de novembro, contra a seleção da casa, no estádio Luzhniki, em Moscou; o segundo será contra a Nigéria no dia 14.

O cartaz foi publicado nesta terça-feira (24) pelo Intelligence Group, especializado no monitoramento de mensagens ligadas a grupos jihadistas na internet. Apesar do valor simbólico que a Copa do Mundo tem no ocidente, há outro motivo para que as ameaças sejam especificamente direcionadas ao Mundial de 2018.

A Rússia é aliada do governo da Síria no combate ao EI. Outros países também seguem intervindo contra o grupo extremista, como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, França e Holanda, mas em uma coalizão diferente.

continua após publicidade

Poucos dias antes, na sexta-feira (20), o Wafa Media Foundation já havia criado um cartaz no qual um homem segura um fuzil e observa, de longe, o estádio Luzhniki, de Moscou, que será um dos palcos da Copa e a casa da Argentina no amistoso de 11 de novembro.

Um pouco à direita do homem, está um conjunto de explosivos. "Inimigos de Alá na Rússia, eu juro que o fogo dos mujahidin [combatentes dispostos a sacrificar a própria vida em nome da religião e da promessa de recompensa no paraíso] vai queimá-los. Só esperem", diz o cartaz.

No início de outubro, o mesmo grupo de propaganda terrorista Wafa publicou um artigo incitando mais ataques de "lobos solitários" no Ocidente, como o tiroteio em massa em Las Vegas, que deixou mais de 500 feridos e 60 mortos, incluindo o atirador.

Mais cedo neste ano, em julho, o Intelligence Group denunciou que o Estado Islâmico estaria planejando ataques terroristas no torneio de tênis de Wimbledon. A ideia seria copiar a estrutura do atentado de 22 de maio, em Manchester, na saída do show da cantora Ariana Grande.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Embaixador russo se reúne com argentinos após EI usar Messi em ameaça"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!