MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ex-médica acusa mais de 10 mil atletas da China de doping

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma ex-médica da equipe olímpica da China acusou mais de 10 mil atletas do país de terem feito uso de substâncias proibidas. A denúncia foi relatada pela emissora alemã "ARD" nesta segunda-feira (23) e será investigada pel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2017, 15:10:00 Editado em 23.10.2017, 15:10:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma ex-médica da equipe olímpica da China acusou mais de 10 mil atletas do país de terem feito uso de substâncias proibidas. A denúncia foi relatada pela emissora alemã "ARD" nesta segunda-feira (23) e será investigada pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

continua após publicidade

Em entrevista à "ARD", Xue Yinxian afirmou que os atletas fizeram uso das substâncias proibidas entre os anos 1980 e 1990. De acordo com ela, o doping era algo sistêmico e acontecia em diversas modalidades. Xue teria sido demitida após se recusar a dar substâncias proibidas a uma ginasta.

Em nota oficial, a Wada ressaltou que o órgão antidoping só foi criado em 1999. Apesar disso, investigará o caso e pediu para uma equipe coletar e analisar as informações disponíveis sobre o assunto.

continua após publicidade

De acordo com Xue, o doping aconteceu no futebol, atletismo, natação, vôlei, basquete, tênis de mesa, salto ornamental, ginástica e levantamento de peso. Esse último, inclusive, voltou ao holofote no último ano, quando a China foi suspensa das competições por causa de seguidos casos de doping na modalidade.

A emissora “ARD” já havia noticiado outros dois casos de esquema de doping. O primeiro foi um sistema generalizado russo, que resultou na suspensão da equipe de atletismo na Rio-2016. Já o segundo envolvia atletas brasileiros, incluindo Roberto Carlos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-médica acusa mais de 10 mil atletas da China de doping"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!