Mais lidas
Esportes

Paraná é bicampeão dos Jogos Escolares da Juventude

.

A delegação paranaense subiu no lugar mais alto do pódio - Foto: SEED
A delegação paranaense subiu no lugar mais alto do pódio - Foto: SEED

O esporte paranaense conseguiu um feito histórico: com as últimas medalhas conquistadas por seus representantes nas modalidades coletivas, o Paraná se isolou na liderança do quadro de medalhas dos Jogos Escolares da Juventude, disputados em Curitiba entre os dias 12 e 21 de setembro. Com o resultado o Estado pode se considerar bicampeão do evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, afinal já havia liderado o quadro de medalhas na edição 2016 da competição, realizada em João Pessoa, Paraíba.

Das 13 modalidades em disputa na capital paranaense, a delegação do Estado do Paraná conquistou medalhas em 11, sendo 8 individuais e 3 coletivas. Já o total de medalhas foi um show dos meninos e meninas da delegação paranaense. Com um total de 32 medalhas de ouro, o Paraná obteve cinco a mais que o segundo colocado, São Paulo. Para ter uma ideia do domínio da delegação em 2017, os paranaenses conseguiram mais medalhas douradas do que o 3º, 4º e 5º colocados juntos, respectivamente, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

"É uma conquista memorável, que marca a geração desses meninos e meninas", disse o governador Beto Richa. "Esses jovens atletas têm um futuro promissor e podem ter a certeza de que continuarão a contar com o apoio e o incentivo do Estado", garantiu.

O número também representa um aumento de 60% de medalhas de ouro, se comparado ao título obtido pelos paranaenses na edição de 2016, em João Pessoa (PB). Na ocasião, foram 20 medalhas que garantiram a liderança do quadro. Mas não foi apenas esta estatística que cresceu: se no ano passado o Paraná conquistou um total de 50 medalhas, incluindo as de ouro, prata e bronze, desta vez foram 64, quase 30% a mais do que na edição anterior dos Jogos Escolares da Juventude.

"Lutamos há muito tempo pelo primeiro lugar geral nesta competição e nos últimos dois anos atingimos o nosso objetivo: o Paraná tem o melhor desporto escolar do país. Uma prova do primoroso trabalho que o Governo do Paraná tem feito com investimentos, ações e muito trabalho em prol do esporte, em todos os níveis", disse o secretário estadual do esporte e turismo Douglas Fabrício.

A campanha paranaense confirma a excelência do trabalho realizado no esporte escolar, unindo a formação de alunos nas esferas esportiva e educacional, no que se reflete os Jogos Escolares do Paraná (JEPs), nada mais do que a maior competição esportiva a nível estadual em todo o Brasil. 

O evento, que neste ano completou sua 64ª edição, é promovido pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, da Secretaria da Educação e com o apoio de diversos municípios que sediam as fases regionais, macrorregionais e finais, reunindo milhares de participantes em todos os cantos do Estado. A relevância dos JEPs se torna ainda maior quando se nota que os alunos-atletas paranaenses foram, em sua maioria, os campeões estaduais da atual temporada, chegando para competir em altíssimo nível nos Jogos Escolares da Juventude, e é claro, conquistando pódios e medalhas.

TALENTO OLÍMPICO DO PARANÁ (TOP 2020) - O investimento do maior programa, em nível estadual, de bolsa-atleta do país também é ferramenta importante para a consolidação do esporte escolar paranaense. Dos 163 atletas convocados ou classificados para defender o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba, 53 são bolsistas do TOP. Estes jovens foram responsáveis por 37 das 64 medalhas do Paraná. Impacto maior ainda se forem consideradas apenas as de ouro: dos 32 primeiros lugares, 20 foram de atletas do Talento Olímpico.

O próximo desafio será os Jogos Escolares da Juventude na categoria para alunos-atletas de 15 a 17 anos. A competição vai acontecer em Brasília, entre os dias 16 e 25 de Novembro. A meta será conquistar o título geral, inédito nesta faixa etária. Em 2016, o Paraná foi vice-campeão.   

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber