MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

ATUALIZADA - Globo diz que implantar árbitro de vídeo 'demanda tempo'

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Globo, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, afirmou nesta quarta-feira (20) que a implementação do árbitro de vídeo na competição "demanda tempo". Foi a primeira manifestação da empresa carioca so

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2017, 18:50:11 Editado em 20.09.2017, 18:50:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Globo, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, afirmou nesta quarta-feira (20) que a implementação do árbitro de vídeo na competição "demanda tempo".

continua após publicidade

Foi a primeira manifestação da empresa carioca sobre o assunto desde a última segunda-feira (18), quando o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, pediu a nova tecnologia "o quanto antes nas partidas da competição".

Ele tomou a decisão após o gol marcado pelo atacante Jô com o braço na vitória do Corinthians sobre o Vasco por 1 a 0, no domingo (17), no Itaquerão.

continua após publicidade

A Globo, que seria a responsável por gerar as imagens para os árbitros de vídeo durante os jogos do Brasileiro, disse que já conversa com a CBF sobre a implementação do sistema desde o início de 2016.

"Mas devido à complexidade da operação, esse é um projeto que demanda tempo para selecionar, treinar operadores, padronizar estádios com equipamentos necessários, simular testes com os times de operador de replay, técnico e árbitro de vídeo CBF", disse a emissora em comunicado.

"Vale lembrar que o sinal dos jogos produzidos tanto pela Globo como pela Globosat tem o objetivo único de gerar a melhor cobertura e experiência para o telespectador. Para o projeto de vídeo arbitragem são necessários ajustes e inclusões de câmeras que não fazem parte do modelo atual de captação de TV".

continua após publicidade

De acordo com a Globo, foram feitos testes na prática para atender a demanda de produzir todos os 380 jogos do Brasileirão, que "levam em conta as regras da Fifa e a Internacional Board, órgão responsável pelas regras do futebol, e as premissas da CBF.

Confira o comunicado da Globo na íntegra:

"Globo e Globosat colaboram com o projeto de vídeo arbitragem pois entendemos ser uma evolução natural do esporte em concordância com os diversos players internacionais ligados ao Futebol.

continua após publicidade

Estamos em conversas com a CBF desde o início de 2016 sobre de que maneiras poderíamos cooperar com a Confederação para a implementação do Árbitro de Vídeo no Campeonato Brasileiro.

Avaliamos alternativas e soluções e fizemos testes na prática. A partir destes resultados, apresentamos propostas para atender a demanda de produzir todos os 380 jogos do Brasileirão, que levam em conta as regras da FIFA e a IFAB (Federação Internacional de Arbitragem) e as premissas da CBF. Estas propostas estavam sendo avaliadas para uma possível implementação em 2018.

Foram feitos testes offline (sem interferência no resultado do jogo) nas Finais do Campeonato Carioca 2016 e um teste online (com comunicação com árbitro) na final do campeonato pernambucano 2017.

Mas devido à complexidade da operação, esse é um projeto que demanda tempo para selecionar, treinar operadores, padronizar estádios com equipamentos necessários, simular testes com os times de operador de replay, técnico e árbitro de vídeo CBF.

Vale lembrar que o sinal dos jogos produzidos tanto pela Globo como pela Globosat tem o objetivo único de gerar a melhor cobertura e experiência para o telespectador. Para o projeto de vídeo arbitragem são necessários ajustes e inclusões de câmeras que não fazem parte do modelo atual de captação de TV."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Globo diz que implantar árbitro de vídeo 'demanda tempo'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!