MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Com novo calendário, levar Brasileiro a sério (ou não) virou uma discussão

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Em sua primeira temporada, o novo calendário do futebol nacional fez com que o constante uso de titulares no Campeonato Brasileiro virasse tema de discussão. Com as copas durando o ano inteiro, a competição foi preterida p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.09.2017, 11:25:07 Editado em 11.09.2017, 11:25:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Em sua primeira temporada, o novo calendário do futebol nacional fez com que o constante uso de titulares no Campeonato Brasileiro virasse tema de discussão. Com as copas durando o ano inteiro, a competição foi preterida por alguns clubes e priorizada por outros, com reflexos diretos entre os cinco primeiros colocados do torneio.

continua após publicidade

Pela primeira vez, a Libertadores, a Sul-Americana e a Copa do Brasil duram o ano todo –até o ano passado, as competições continentais eram finalizadas em apenas um semestre. A mudança trouxe uma novidade ao torneio nacional. Em 2017, a discussão sobre priorizar, ou não, o Campeonato Brasileiro tomou conta de praticamente todas as rodadas, especialmente entre os times mais bem-sucedidos. Não foi diferente no último fim de semana.

Líder do Brasileiro com 50 pontos, o Corinthians vem priorizando a competição desde o início e utilizou reservas nas fases preliminares da Sul-Americana. A vantagem de sete pontos para o Grêmio e o afunilamento da competição continental podem mudar as coisas, no entanto. Quarta-feira (13), a equipe paulista recebe o Racing na partida de ida das oitavas de final, e o técnico Fábio Carille já afirmou que vai com força máxima para o confronto.

continua após publicidade

O vice-líder Grêmio, por outro lado, utilizou reservas em várias rodadas do Brasileirão para priorizar Copa Libertadores e Copa do Brasil -já foi eliminado da segunda. Em caso de revés no torneio continental, a temporada tem grandes chances de acabar sem títulos para o clube. Ainda assim, o time a ser usado foi uma questão para os gaúchos no fim de semana.

No sábado (9), o Grêmio visitou o Vasco e perdeu por 1 a 0. Como o time gaúcho visita o Botafogo na quarta-feira (13), pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, existia a possibilidade da utilização de reservas contra a equipe carioca. Renato Gaúcho, no entanto, levou um time misto, levando em conta as situações clínicas delicadas de Luan e Geromel, mas sem poupar todos os titulares, como chegou a fazer algumas vezes no Brasileiro.

Na terceira colocação, o Santos viajou para o Equador horas depois de vencer o Corinthians por 2 a 0, no último domingo (10), e chegar aos 41 pontos. Mesmo dias antes de visitar o Barcelona pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, a equipe paulista utilizou força máxima no clássico e mostrou que ainda sonha com o título do Brasileirão.

continua após publicidade

O Palmeiras, por outro lado, mostra como priorizar as Copas pode criar um clima de temporada frustrante mesmo meses antes do fim do ano. A equipe paulista foi eliminada nas oitavas de final da Copa Libertadores e nas quartas de final da Copa do Brasil. Depois de usar reservas várias vezes no Brasileirão, o time se encontra na quarta colocação, com 37 pontos -13 a menos do que o Corinthians.

O Flamengo segue o mesmo caminho. Após a derrota por 2 a 0 para o Botafogo, o técnico Reinaldo Rueda deixou no ar que um jogo decisivo da Sul-Americana e a proximidade da final da Copa do Brasil podem ter pesado em sua decisão de mandar a campo um time misto. Na quarta-feira, o time visita a Chapecoense pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio continental. A volta contra o Cruzeiro, pela final da Copa do Brasil, será só dia 27 de setembro, no Mineirão - a ida foi 1 a 1 no Maracanã.

Do outro lado do clássico carioca a discussão foi a mesma. Após o jogo, Jair Ventura, treinador do Botafogo, afirmou que usou os titulares porque seu time leva o Brasileirão a sério. Alfinetada no rival ou não, o técnico mostrou mais uma vez como a importância do campeonato se relativizou na primeira temporada do novo calendário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Com novo calendário, levar Brasileiro a sério (ou não) virou uma discussão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!