Mais lidas
Esportes

Casa de Shakira, palco do jogo do Brasil tem até estátua da estrela pop

.

PEDRO IVO ALMEIDA

BARRANQUILLA, COLÔMBIA (UOL/FOLHAPRESS) - A seleção brasileira volta a campo na próxima terça-feira (5), pelas Eliminatórias, para enfrentar a Colômbia no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla. A cidade de mais de dois milhões de habitantes localizada próxima ao mar do Caribe, no entanto, não é a apenas a casa do time de Falcão García, Cuadrado e companhia. Mais que isso, a região se notabilizou por ser o berço de uma das maiores estrelas da música pop mundial: Shakira.

E a história do futebol da seleção colombiana no local se cruza com a da filha mais nobre da região. Apaixonada por futebol e pelo Junior Barranquilla, principal time da cidade, Shakira não esconde sua ligação com o estádio metropolitano.

"Era praticamente uma segunda casa. Vim pela primeira vez bem pequena, com meu pai, e acompanhei vários jogos aqui com minha equipe", disse a cantora, que anos mais tarde brilharia no Roberto Meléndez, agora em um palco, em apresentação para milhares de pessoas da sua cidade.

Na praça principal em frente ao estádio do jogo de terça (5), nada de estátuas ou menções a jogadores de futebol. Uma escultura de cinco metros de altura de Shakira mostra bem quem é a dona do pedaço.

"A cidade abraçou essa seleção nesses jogos para o Mundial. Mas a devoção por Shakira aqui é uma coisa acima de tudo. É uma figura marcante", explicou a professora Hilda Barrera, de 34 anos.

PROJETO SOCIAL

Apaixonada pela bola, Shakira viu seu coração ser dominado por um boleiro. A estrela colombiana é casada com o zagueiro Piqué, do Barcelona. Sempre preocupada com sua terra, juntou as duas paixões para ajudar Barranquilla.

Conhecida por projetos sociais na cidade, ela costurou um acordo entre sua fundação -"Pés Descalços"- e o clube catalão para reformar uma escola para mais de mil crianças no bairro El Bosque, um dos mais pobres da cidade.

"Queremos ajudar 20% das crianças que estão nessa comunidade, que vivem em desnutrição crônica, e a maioria deles conta com pouca ou nenhuma possibilidade de ter educação de qualidade", falou Shakira, durante apresentação da iniciativa de R$ 4,5 milhões.

"A Shakira é isso. Hoje pouco vem à nossa cidade, até pelos compromissos que tem, pela estrela que se tornou. Mas faz muito pelo povo de Barranquilla. Por isso acaba sendo tão querida", completou Hilda Barrera.

A estrela pop não esquece a ligação Barranquilla-futebol-Barcelona nem mesmo em seu elogiado repertório musical. Em um de seus últimos sucessos, a obra "La Bicicleta", com mais de um bilhão de visualizações do YouTube, ela aparece com uma camisa vermelha e branca do Junior, fala em "jogar futebol" e brinca com o marido. "Algum dia eu mostro Tayrona [famoso parque da cidade] a Piqué. Depois ele não vai querer voltar para Barcelona".

Nesta semana, no entanto, Neymar, Falcão García e outros boleiros assumirão o protagonismo na casa de Shakira. Brasil e Colômbia se enfrentam no caminho para o Mundial da Rússia. Enquanto a seleção de Tite tenta manter os 100% sob o comando do treinador, os mandantes buscam somar pontos para manter a segunda colocação das Eliminatórias e se aproximar da Copa.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber